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Cotidiano

Problemas mecânicos afetam transporte de carga gigante pela Dutra

Transporte começaria às 9h desta quarta, mas por problemas no freio foi adiado para as 13h

Hebert Dabanovich

13/08/2025 às 15:05  atualizado em 13/08/2025 às 15:20

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Problema mecânico adiou transporte da carga pela rodovia

Problema mecânico adiou transporte da carga pela rodovia | Divulgação/CCR

Um problema mecânico na carreta que transporta uma carga especial gigante pela rodovia Presidente Dutra adiou o início da operação, prevista para as 9h desta quarta-feira (13/8).

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Com 135 metros de comprimento, seis metros de largura e peso superior a 800 toneladas, o transformador gigante saiu de Guarulhos, na Grande São Paulo, e será transportado pela rodovia até o porto de Itaguaí, no Rio de Janeiro.

Em meio a diversos adiamentos, a operação de risco da carga retomou o trajeto e chegou a Pindamonhangaba, no Vale do Paraíba, no fim da tarde desta segunda-feira (11/8).

Com a carga estacionada em Pindamonhangaba, o plano da concessionária CCR era levar a carga do km 101 até o km 78, em Roseiras, ainda no Vale do Paraíba. No entanto, problemas técnicos nos freios levaram a um novo adiamento do transporte.

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Segundo informou Rodrigo Camilo, gerente de projeto da empresa de logística à TV Globo, o problema foi identificado pelo mecânico assim que o veículo foi ligado.

O inspetor da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Eron Ribeiro, informou que a manutenção será feita até que seja possível promover um deslocamento seguro. A nova programação de transporte foi alterada para sair entre 13h e 14h.

A operação transportará a carga até o porto de Itaguaí, no Rio de Janeiro. De lá, ela será levada à Arábia Saudita em um navio.

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Instruções aos motoristas

A concessionária informa ainda que devido ao tamanho da carga, os motoristas trafeguem com cautela na rodovia.

“Devido à dimensão da carga, que ocupará até duas faixas durante o trajeto, a concessionária orienta os clientes que trafeguem com cautela na rodovia.”

Em caso de chuva ou ajustes operacionais dos envolvidos na operação, as atividades poderão sofrer alterações.

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Mais de 50 profissionais, incluindo colaboradores do time de Operação, Engenharia e de Tráfego da RioSP, a empresa responsável pela carga, a transportadora, a PRF (Polícia Rodoviária Federal), ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), o DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes) e o DER-SP (Departamento de Estradas de Rodagem de São Paulo), estão envolvidos e apoiarão a operação.  

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