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Produto é essencial na proteção contra a picada de insetos | Freepik
Para auxiliar os consumidores durante as férias de verão, o Procon em São Paulo reforçou o monitoramento de preços em itens mais vendidos nessa época do ano, como repelentes de insetos.
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Dessa forma, a iniciativa quer orientar o público em meio ao aumento de casos de doenças como dengue e chikungunya, que têm maior probabilidade de incidência em determinadas regiões durante a estação mais quente do ano.
O levantamento inclui a análise de preços em lojas físicas de cidades do litoral de São Paulo, como Caraguatatuba, Santos, São Vicente e interior como São José do Rio Preto, além de sites com endereços registrados na capital paulista.
A escolha dessas regiões reflete o aumento de doenças que têm relação com o mosquito Aedes aegypti, transmissor das doenças, nessas regiões.
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As pesquisas revelaram variações expressivas entre os valores cobrados. Em Caraguatatuba, por exemplo, a diferença mais significativa foi de 160,96% no preço do Repelente OFF Family loção de 200 ml da marca Johnson.
Já entre os sites consultados, a maior discrepância ocorreu na capital, com uma variação de 128,85% no preço do Repelente SBP Pro 12h spray de 90 ml, fabricado pela Reckitt Benckiser.
A partir dos resultados, o Procon-SP alerta para a necessidade de comparar o custo-benefício dos produtos, considerando não apenas o preço, mas também o volume e a composição, que podem conter ingredientes alergênicos.
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Além disso, em compras pela internet recomenda-se que os consumidores prestem atenção ao valor do frete, prazo de entrega e credibilidade do site ou fabricante.
Durante o período de Black Friday, por exemplo, o Procon fez um alerta aos consumidores sobre sites suspeitos, com uma lista de endereços que tiveram reclamações de usuários.
Além dos repelentes, o levantamento do órgão incluiu comparativos de preços de protetores solares, bronzeadores, custos de pedágios e passagens de ônibus para 16 destinos turísticos do estado de São Paulo.
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O objetivo é auxiliar os consumidores na organização de viagens, oferecendo dados que ajudem no planejamento financeiro. Confira o relatório completo clicando no link.
Caso o consumidor enfrente problemas, como a não entrega de produtos ou serviços, a recomendação é procurar o órgão de defesa de sua região.
O Procon-SP, por exemplo, oferece atendimento on-line por meio de sua plataforma oficial, além dos postos físicos espalhados pelo estado.
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