A+

A-

Alternar Contraste

Quarta, 15 Outubro 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Cotidiano

Professores ganham Carteira Nacional com até R$ 3 mil e descontos exclusivos

Documento tem validade de 10 anos, é destinada a professores da educação básica até o ensino superior, tanto das redes públicas quanto privadas

Maria Eduarda Guimarães

15/10/2025 às 18:00

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Carteira, com validade de 10 anos, é destinada a professores da educação básica ao ensino superior, tanto das redes públicas quanto privadas

Carteira, com validade de 10 anos, é destinada a professores da educação básica ao ensino superior, tanto das redes públicas quanto privadas | José Cruz/Agência Brasil

Professores de todo o Brasil poderão solicitar a partir desta quinta-feira (16/10) a Carteira Nacional Docente, documento oficial lançado pelo governo federal durante cerimônia no Rio de Janeiro em comemoração ao Dia do Professor, celebrado nesta quarta-feira (15/10).

Continua depois da publicidade

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou do evento, que destacou a importância da valorização da educação como uma escolha política no Brasil.

“Demoramos 420 anos para criar a primeira universidade no país porque havia uma decisão política de uma elite que acreditava que devia ser assim”, afirmou.

Lula também reforçou o compromisso do governo com a área: “Não faltará atitude para melhorar a educação no País”.

Continua depois da publicidade

A carteira, com validade de 10 anos, é destinada a professores da educação básica até o ensino superior, tanto das redes públicas quanto privadas.

Para solicitar a carteira, o docente deve estar em exercício e ter CPF regular junto à Receita Federal. A solicitação será feita por meio da plataforma Mais Professores.

Benefícios 

Com a criação da Carteira Nacional Docente, o governo pretende fortalecer o Programa Mais Professores, lançado em janeiro, que visa incentivar e valorizar a profissão docente. Entre os benefícios, os professores terão direito a:

Continua depois da publicidade

  • Meia-entrada em eventos culturais;
  • Ferramentas de trabalho com condições especiais;
  • Cartões de crédito com vantagens exclusivas;
  • Descontos em hotéis e serviços de diversos setores.

Empresas parceiras do programa exibirão o selo #TôComProf, indicando que oferecem condições especiais para professores.

Para fazer parte da rede, os estabelecimentos devem oferecer no mínimo 10% de desconto e ter atuação nacional ou regional. O edital para adesão de novas empresas fica aberto até 30 de novembro.

Premiação para professores da rede pública

Durante o evento, o governo premiou 100 mil professores da rede pública que tiveram melhor desempenho no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), considerando o nível socioeconômico das escolas.

Cada docente recebeu um cartão do Banco do Brasil com R$ 3 mil para a compra de equipamentos como notebooks, computadores e tablets.

Continua depois da publicidade

Para participar das próximas premiações, os professores devem preencher o formulário “Mais Professores - Valorização” após solicitar a carteira docente na plataforma oficial.

Universidade indígena e do esporte

Lula ainda anunciou dois novos projetos de ensino superior: a criação da Universidade Federal Indígena e da Universidade do Esporte, previstas para serem lançadas ainda este ano.

“O Brasil precisa ser soberano também na educação”, disse o presidente, reforçando que as transformações educacionais demandam tempo e continuidade nas políticas públicas.

Continua depois da publicidade

Portal de Formação é reformulado

Também foi apresentada a nova versão do Portal de Formação Mais Professores, que reúne oportunidades de formação continuada, graduação, mestrado e doutorado, todas gratuitas.

O portal agora tem painel interativo que facilita a busca por cursos, inclusive com um mapa dividido por estados.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados