Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Uso do equipamento de escavação, conhecido como | Francisco Cepeda/Governo do Estado de SP
As obras de expansão da linha 2-Verde do Metrô de São Paulo, na Vila Prudente, zona leste, podem ser suspensas após danos em imóveis próximos às escavações.
Continua depois da publicidade
A recomendação foi feita pelo promotor Ministério Público do Estado (MPSP) Moacir Tonani Junior, da Promotoria de Habitação e Urbanismo da Capital, na última quarta-feira (17/9).
De acordo com o documento, a construção das estações, poços de ventilação e saída de emergência, estão causando sérios danos estruturais em casas nas proximidades.
Isso coloca em risco a integridade física dos moradores locais. Além disso, o uso do equipamento de escavação, conhecido como "tatuzão", tem provocado o afundamento do solo e gerado rachaduras nas casas próximas.
Continua depois da publicidade
Em 2022, a reportagem da Gazeta já havia mostrado que residências e ruas na Vila Mafra, na zona leste, sofreram com as obras da expansão.
O Metrô informou, em nota à reportagem, que irá prestar todos os esclarecimentos ao Ministério Público do Estado de São Paulo (MP-SP).
"A empresa realiza vistorias técnicas regulares nos imóveis próximos às obras, mantém instrumentos de monitoramento e em qualquer identificação de dano, os moradores são realocados e os imóveis reparados assim que possível, garantindo o retorno dos moradores com plena segurança, ou efetuando o ressarcimento de valores", completou.
Continua depois da publicidade
De acordo com a companhia, "em empreendimentos desse porte, centrais de atendimento aos impactados e presta assistência aos moradores, assegurando todo o suporte necessário, incluindo aluguel de moradias ou hotéis, locação de garagens e até mesmo hospedagem para animais de estimação e coworking a quem exerce trabalho remoto, quando há a necessidade de remoção dos ocupantes por medida de segurança", disse a nota.
O ramal, que hoje conecta a Vila Madalena, na zona oeste, à Vila Prudente, na zona leste, está sendo expandido em direção à Penha, também na zona leste, com conclusão prevista para 2026.
"O Metrô vai prestar todos os esclarecimentos ao Ministério Público do Estado de São Paulo (MP-SP), demonstrando a importância da obra da Linha 2-Verde que emprega 6 mil pessoas e promoverá melhorias significativas no transporte público, beneficiando diretamente 400 mil pessoas por dia, bem como os cuidados adotados para a assistência aos moradores impactados pelo empreendimento.
Continua depois da publicidade
A Companhia mantém, em empreendimentos desse porte, centrais de atendimento aos impactados e presta assistência aos moradores, assegurando todo o suporte necessário, incluindo aluguel de moradias ou hotéis, locação de garagens e até mesmo hospedagem para animais de estimação e coworking a quem exerce trabalho remoto, quando há a necessidade de remoção dos ocupantes por medida de segurança. A empresa realiza vistorias técnicas regulares nos imóveis próximos às obras, mantém instrumentos de monitoramento e em qualquer identificação de dano, os moradores são realocados e os imóveis reparados assim que possível, garantindo o retorno dos moradores com plena segurança, ou efetuando o ressarcimento de valores."
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade