A+

A-

Alternar Contraste

Quarta, 09 Julho 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Cotidiano

Quase 10% da população da cidade de SP já pode ter se contaminado pela Covid-19, diz prefeitura

Gestão apresentou nesta terça-feira o inquérito sorológico produzido pela prefeitura; marge de erro é de 1,7%

Bruno Hoffmann

23/06/2020 às 16:01

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Cidade de São Paulo

Cidade de São Paulo | Ronaldo Silva/Futura Press/Folhapress

De acordo com o inquérito sorológico apresentado pela Prefeitura de São Paulo nesta terça-feira, 9,5% da população já pode ter sido infectada pela Covid-19 na Capital, ou 1,16 milhão de pessoas. A margem de erro é de 1,7%.

Continua depois da publicidade

“Nosso objetivo é conhecer a situação sorológica da população da cidade de São Paulo estimando a real letalidade e direcionando novas estratégias. Ou seja, identificarmos o número de suscetíveis e planejarmos a volta gradativa das atividades na cidade em função dos resultados que o inquérito apresenta”, explicou o secretário municipal de Saúde, Edson Aparecido.

Para realização da pesquisa, segundo a gestão municipal, foram sorteadas 12 pessoas no perímetros de cada uma das 472 Unidades Básicas de Saúde (UBS) numa base de dados de 3,3 milhões de domicílios. Os testes imunocromatográficos igm/igg com punção periférica (coleta de sangue) foram realizados em 5.664 pessoas para análise a partir do soro com um grau de confiabilidade de 99%, diferente do teste rápido que dá um grau de confiabilidade que não ultrapassa 66%.

O inquérito foi aprovado pelos comitês de ética da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e do Ministério da Saúde. Os exames foram realizados no LabZoo (laboratórios da prefeitura), com a coleta e todo questionário feitos pelos profissionais das 472 UBSs.

Continua depois da publicidade

Segundo o secretário Edson Aparecido, o inquérito será feito em cinco fases. “Essa fase que estamos apresentando hoje é a fase zero. Teremos mais quatro fases a cada 15 dias com o mesmo número de pessoas sorteadas”, explicou.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados