Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Corpo de Maria Aparecida da Silva Dias foi encontrado em São Sebastião | Adriano Vizoni/Folhapress
O Corpo de Bombeiros Marítimo (GBMar) informou nesta segunda-feira (1º/9) que quatro corpos foram encontrados no litoral de São Paulo entre os dias 26 e 31 de agosto: um em São Sebastião, um em Ubatuba e dois no Guarujá.
Continua depois da publicidade
A suspeita é de que parte das vítimas esteja relacionada ao naufrágio da lancha “Jany”, desaparecida em 23 de agosto na região da Ilha da Queimada Grande, popularmente conhecida como Ilha das Cobras, em Itanhaém.
Na embarcação estavam três pessoas da mesma família: o veterinário Bruno Silva Dias, o pai dele, Lucídio Francisco Dias, e a mãe, Maria Aparecida da Silva Dias. Somente um dos corpos foi oficialmente identificado até o momento.
Na lancha havia três pessoas da mesma família: o veterinário Bruno Silva Dias, o pai dele, Lucídio Francisco Dias e a mãe dele, Maria Aparecida da Silva Dias. Somente um dos corpos foi identificado.
Continua depois da publicidade
Cronologicamente, os encontros dos corpos se deram em:
Na última terça, os bombeiros foram acionados por volta das 11h50, após comunicação de um tripulante de uma embarcação que avistou um corpo com colete salva-vidas.
A vítima, uma mulher de cor branca, foi resgatada e levada ao Portinho da Praia Barra do Sahy. Ela é a única vítima do naufrágio oficialmente identificada até o momento.
Continua depois da publicidade
No dia seguinte, outra equipe resgatou o corpo de um homem, em estado avançado de decomposição, na Ilha das Palmas.
Já no dia 29, na Ilha Anchieta, em Ubatuba, pescadores informaram por volta das 16h50 o avistamento de outro corpo.
Após buscas realizadas com a moto aquática 3312, a vítima, do sexo masculino, trajando calça preta, camiseta azul e colete salva-vidas, foi localizada e retirada da água.
Continua depois da publicidade
Neste domingo (31/8), um pescador comunicou ao sentinela da Estação Náutica do Guarujá ter visto um corpo boiar na região do Forte Itapema. Tratava-se de um homem pardo com cerca de 35 anos. Ele trajava calça jeans e blusa amarela e preta.
Familiares das vítimas do naufrágio saíram nesta segunda (1º/9) do interior para o litoral de SP para identificarem os outros corpos que estão no Instituto Médico Legal (IML) de Caraguatatuba e de Santos.
Novas buscas estão temporariamente suspensas.
Continua depois da publicidade
Um alerta de naufrágio foi recebido pelo GBMar por volta das 18h do último sábado (23/8), por meio do proprietário de uma marina local. Uma das vítimas entrou em contato para pedir ajuda, mas a comunicação foi perdida em seguida.
Inicialmente, o GBMar foi notificado para o resgate, mas pela localização distante, em mar aberto, as buscas foram transferidas para a Marinha.
Na lancha havia três pessoas da mesma família: o veterinário Bruno Silva Dias, o pai dele, Lucídio Francisco Dias e a mãe dele, Maria Aparecida da Silva Dias.
Continua depois da publicidade
O segundo corpo foi localizado na quarta (27/8) nas proximidades da Ilha das Palmas, no Guarujá, pela Força Aérea Brasileira (FAB) durante as buscas pela lancha “Jany”.
Na terça-feira (26/8), o corpo de Maria Aparecida da Silva Dias, de 56 anos, foi encontrado na região da Barra do Sahy, em São Sebastião.
Após buscas da Marinha do Brasil, a lancha “Jany” foi identificada na região da Praia da Baleia. A embarcação foi avistada por um avião da FAB, que apoiou toda a operação de resgate.
Continua depois da publicidade
Localizada a 35 km da costa paulista, entre os municípios de Itanhaém e Peruíbe, a Ilha da Queimada Grande é considerada um dos lugares mais perigosos do mundo.
O local não tem praia, portanto é difícil de se aproximar com embarcação. A ilha tem o recorde de ter a segunda maior concentração de cobras do mundo, só perde para um local na China.
A prefeitura alerta que até a pesca é proibida em um raio de um km do território. Somente biólogos e o efetivo da Marinha podem desembarcar no local.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade