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Cotidiano

Queijos do interior de SP ganham ouro na França e viram destino turístico

Ao todo, quatro produtos chegaram a posição mais alta do pódio no Mundial de Queijo da França

Thacio Mello

26/09/2025 às 18:30

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Fazendas Bela Fazenda e Estância Silvânia se destacam no Mundial de Queijo da França

Fazendas Bela Fazenda e Estância Silvânia se destacam no Mundial de Queijo da França | Reprodução/Agência SP

Duas fazendas do interior de São Paulo ganharam destaque ao serem premiadas com quatro medalhas de ouro no Mundial de Queijo da França. A 7ª edição do Mondial du Fromage et des Produits Laitiers ocorreu entre os dias 14 e 16 de setembro.

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A competição reuniu representantes de 26 países e mais de 1.900 variedades. Todos os queijos paulistas premiados integram a Rota Turística do Queijo Artesanal Paulista.

Localizada no município de Bofete, no interior de São Paulo, a Bela Fazenda ganhou medalha de ouro com o queijo Benzinho, e prata com o queijo Goró, de massa amanteigada, que remete ao cheddar inglês.

A Estância Silvânia, de Caçapava, também no interior paulista, conquistou outras três medalhas de ouro. Dois queijos e um iogurte foram premiados. Um dos vencedores foi o Dom Silvânia, um produto maturado com gengibre e urucum, selado com uma casca de cera de abelha.

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Outro premiado foi o Rei Silvânia, com massa cozida, maturada por 60 dias. Além disso, o iogurte natural chamado Néctar Silvânia esteve no ponto mais alto do pódio.

Em entrevista dada à Agência SP, a proprietária e mestre queijeira da Estância Silvânia, Camila Almeida, disse que os visitantes que vão à fazenda podem conhecer o processo de produção dos queijos vencedores.

Crescimento do turismo rural

Produto típico do campo e das zonas rurais de São Paulo, o queijo tem impulsionado uma extensa cadeia ligada ao turismo rural, um dos segmentos mais procurados pelos viajantes desde o início da pandemia.

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O setor tem crescimento de quase 30% ao ano, segundo pesquisa do Sebrae. A gastronomia é hoje o terceiro maior impulsionador de viagens no mundo, atrás da natureza e da cultura, segundo a Organização Mundial do Turismo (OMT).

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