Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Pelo 17º ano seguido, Islândia lidera o ranking como nação mais pacífica do mundo | Freepik
Um estudo do Instituto para Economia e Paz (IEP), responsável pelo Índice Global da Paz (GPI), revelou os 100 países mais seguros do mundo em 2025.
Continua depois da publicidade
Foram analisados 163 países e territórios independentes, o que representa 99,7% da população mundial. Entre eles, cinco se destacaram como os mais pacíficos do planeta. O Brasil, no entanto, ficou de fora do top 100.
Apesar disso, uma cidade no interior de São Paulo, na Região Metropolitana de Campinas, já foi eleita a mais segura do País, segundo o Anuário Cidades Mais Seguras do Brasil, estudo que engloba todas os municípios brasileiros com mais de 100 mil habitantes.
Além disso, o estudo também destacou que os conflitos entre atingiram o maior nível desde a Segunda Guerra Mundial.
Continua depois da publicidade
Confira os cinco prinicipais da lista:
Pelo 17º ano seguido, lidera o ranking como nação mais pacífica do mundo e da Europa setentrional. O país ainda melhorou seu índice de paz em 2% no último ano.
O país recebeu pontuações altas pela redução constante da militarização e pelos baixos índices de conflitos internos e externos.
Continua depois da publicidade
Considerada a nação mais pacífica da Oceania, aparece em 3º lugar, com melhora de 3,1% em relação ao ano passado, apesar do aumento das importações de armas e dos gastos militares.
Mesmo caindo uma posição, mantém-se no top 5 e ocupa agora o 4º lugar.
Este é o único país asiático no grupo dos dez primeiros, seguido por Japão (12º) e Malásia (13º). O país se destaca pela segurança interna e por altos níveis de investimento militar per capita.
Continua depois da publicidade
O Brasil ocupa a 130ª posição no ranking de segurança, ficando fora dos 100 países mais pacíficos. Apesar disso, avançou uma colocação em relação ao levantamento de 2024.
O relatório não detalha os fatores específicos que levaram à posição brasileira.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade