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Rodovia Régis Bittencourt (BR-116) é considerada uma das principais vias logísticas do País | Divulgação/Arteris
A concessionária responsável pela rodovia Régis Bittencourt (BR-116), um dos maiores corredores logísticos do País e principal elo entre São Paulo e Curitiba, divulgou dados importantes sobre a via.
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No primeiro semestre deste ano, das 37 mortes registradas em acidentes, 15 vítimas, cerca de 40% do total, estavam sem o cinto de segurança.
O dado divulgado pela concessionária Arteris Régis Bittencourt acende um alerta sobre a persistência de um comportamento de risco que, apesar de ilegal, continua custando vidas nas rodovias brasileiras.
Embora o número de mortes de pessoas sem cinto tenha caído em relação ao mesmo período de 2024, quando 21 vítimas foram registradas, a concessionária considera o índice atual “preocupante”.
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“O cinto de segurança é o recurso mais simples e eficiente para salvar vidas no trânsito”, reforça Marcelo Possamai, gerente de Operações da Arteris.
Ele destaca que a proteção é indispensável até mesmo em percursos curtos, um detalhe muitas vezes ignorado por motoristas e passageiros.
Apesar de ser obrigatório no Brasil desde 1997, o uso do cinto ainda enfrenta resistência.
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A Polícia Rodoviária Federal (PRF) registrou, somente no primeiro semestre de 2025, quase 100 mil multas pela falta do dispositivo em rodovias federais.
Dados da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet) mostram que o cinto reduz o risco de morte em pelo menos 60% para quem está na frente e em 44% para passageiros no banco traseiro.
O prefeito de Taboão da Serra, Engenheiro Daniel (União Brasil), divulgou que a avenida Taboão da Serra, antiga rodovia Régis Bittencourt, permanecerá sob gestão do município.
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O prefeito também disse que três cruzamentos da via serão fechados para melhorar a fluidez e reduzir acidentes.
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