Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Trecho da antiga rodovia Régis Bittencourt, hoje chamada de Avenida Aprígio Bezerra da Silva, em Taboão da Serra, na Grande São Paulo | Eduardo Toledo
A Prefeitura de Taboão da Serra, na Grande São Paulo, iniciou na última quarta-feira (21/5) um processo de consulta pública online para debater com a população sobre a municipalização da antiga rodovia Régis Bittencourt, hoje chamada de avenida Aprígio Bezerra da Silva.
Continua depois da publicidade
Segundo a Administração, a medida também incluirá uma votação sobre a manutenção de cruzamentos semafóricos e a possível mudança do nome da via, atualmente alvo de questionamentos por parte do Ministério Público.
As propostas foram apresentadas durante a primeira audiência pública sobre o tema, no dia 14 de maio, na Câmara de Taboão da Serra.
Durante a audiência, o prefeito de Taboão da Serra, Engenheiro Daniel (União Brasil), destacou que a municipalização da via, feita na gestão anterior, tem gerado impactos financeiros significativos para o município.
Continua depois da publicidade
Segundo ele, os gastos com manutenção da avenida somam cerca de R$ 16 milhões por ano, englobando serviços de roçagem, iluminação, sinalização, manutenção da malha asfáltica, operação do SAMU e apoio da GCM.
“Apesar de todas essas questões elencadas, a minha vontade não será maior que a vontade da população”, afirmou Daniel.
Ele também ressaltou que a alteração foi feita sem estudos técnicos ou consulta pública prévia, o que motiva o atual governo a buscar mais transparência e participação popular.
Continua depois da publicidade
Segundo o prefeito, a consulta pública online será realizada por meio de um formulário no site oficial da Prefeitura de Taboão da Serra. A Secretaria de Tecnologia e Inovação será responsável por implantar o sistema e acompanhar as participações.
“A população poderá acessar a plataforma e votar. Quanto mais pessoas participarem, mais rápido conseguimos fechar essa etapa”, explicou Daniel.
Entre as perguntas da consulta estão:
Continua depois da publicidade
Outra questão elencada é sobre o nome da avenida. Em caso de mudança de nome, qual opção você prefere:
Outro tema discutido na audiência foi a possibilidade de alterar o nome da avenida, atualmente denominada Aprígio Bezerra da Silva, em homenagem ao pai do ex-prefeito Aprígio. A escolha foi feita na legislatura passada, mas não passou por consulta popular.
Segundo Engenheiro Daniel, a questão é sensível e já está sendo investigada pelo Ministério Público, que abriu recentemente um inquérito civil para apurar as circunstâncias da mudança.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade