A+

A-

Alternar Contraste

Quarta, 02 Julho 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Cotidiano

Relatora da CPI das Fake News vai acionar MP

A deputada Lídice da Mata (PSB-BA) vai acionar o MP para investigar Hans River do Nascimento, ex-funcionário da Yacows que mentiu durante depoimento e insultou a jornalista Patrícia Campos Mello

13/02/2020 às 01:00  atualizado em 13/02/2020 às 10:48

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
A deputada quer que o MP apure falso testemunho cometido por Hans em depoimento dado na comissão na terça (11)

A deputada quer que o MP apure falso testemunho cometido por Hans em depoimento dado na comissão na terça (11) | Jane de Araújo/Agência Senado

A relatora da CPMI (comissão parlamentar mista de inquérito) das fake news, deputada Lídice da Mata (PSB-BA), vai acionar o Ministério Público para investigar Hans River do Nascimento, ex-funcionário da Yacows que mentiu durante depoimento e insultou a jornalista Patrícia Campos Mello, da "Folha de S.Paulo".

Continua depois da publicidade

A deputada quer que o Ministério Público apure falso testemunho cometido por Hans em depoimento dado aos membros da comissão na terça-feira (11). Ele foi convocado pelo deputado Rui Falcão (PT-SP) a prestar esclarecimentos na comissão parlamentar mista de inquérito do Congresso, formada por deputados e senadores, que investiga a disseminação de notícias falsas na eleição. Nesta quarta, Lídice se reuniu com a área técnica da CPMI para estudar o que poderia ser feito contra Hans, que jurou dizer a verdade antes da sessão de terça-feira. A deputada está concluindo uma representação contra o ex-funcionário da Yacows tomando como base as inconsistências identificadas no depoimento de Hans, como a data em que ele teria trabalhado na empresa, a informação falsa de que ele atuou em uma campanha política que não foi realizada em 2018 e as declarações falsas sobre a jornalista da Folha de S.Paulo. "Independente das ações que a CPI pode vir a tomar, nós podemos individualmente, qualquer parlamentar, tomar essa decisão", afirmou.

Para ela, cabe ao Ministério Público investigar as informações falsas divulgadas por Hans no depoimento à CPMI, enquanto o ex-funcionário da Yacows terá que provar o que disse.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados