Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Simulação faz parte do Programa de Redução de Acidentes (PRA) da concessionária | Divulgação/Ecovias
A alça de acesso 83A da rodovia Carvalho Pinto, sentido São Paulo, será temporariamente bloqueada na próxima quarta-feira (28/5) a partir das 9h para a realização de um simulado de acidente com produto perigoso da Ecovias Leste Paulista.
Continua depois da publicidade
Durante esse período, os motoristas que desejarem acessar Jacareí, no Vale do Paraíba, deverão utilizar a alça 83B como rota alternativa.
O treinamento procura aprimorar a atuação integrada entre a concessionária e os órgãos de emergência em ocorrências de alta complexidade.
O exercício será baseado em um cenário realista: dois caminhões com cargas perigosas trafegam pela alça de acesso quando um dos condutores tenta uma ultrapassagem indevida, provocando uma colisão lateral. Devido ao impacto as válvulas de fundo dos veículos apresentam vazamento.
Continua depois da publicidade
O primeiro caminhão transporta combustível e sofre o vazamento mais severo, com risco de explosão e contaminação ambiental. O segundo está carregado com nitrogênio e também apresenta vazamento, oferecendo risco de asfixia, intoxicação e queimaduras por congelamento.
Durante o acidente, dois ciclistas que passam pelo local são atingidos. Um apresenta sinais de intoxicação e ferimentos, o outro, trauma torácico e queimaduras químicas.
As equipes de emergência atuam no isolamento da área, atendimento às vítimas e contenção dos produtos, com o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) específicos.
Continua depois da publicidade
A simulação faz parte do Programa de Redução de Acidentes (PRA) da concessionária e reforça a importância de uma resposta rápida e coordenada para garantir a segurança viária, a preservação ambiental e a eficiência no atendimento a emergências.
A iniciativa conta com a participação de diversas instituições, entre elas Ambipar, JSL, KTELI, GRI Ambiental, Polícia Militar Rodoviária, Artesp, Corpo de Bombeiros, SAMU, CETESB, SAEE Jacareí, Polícia Civil, Polícia Científica e Defesa Civil.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade