Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Robinho estava preso na Penitenciária 2, em Tremembé, no interior de São Paulo, pelo crime de estupro | Reprodução/Record TV
O ex-jogador Robson de Souza, o Robinho, condenado na Itália por participação em um estupro coletivo ocorrido em 2013, foi transferido nesta segunda-feira (17/11) para o Centro de Ressocialização (CR) de Limeira, no interior de São Paulo.
Continua depois da publicidade
Robinho cumpria pena na Penitenciária 2 de Tremembé, conhecida como o “presídio dos famosos”. O local sofrerá uma alteração no perfil dos detentos que passarão a cumprir pena ali.
A Secretaria de Administração Penitenciária (SAP) confirmou a transferência e informou que a mudança de unidade ocorreu a pedido da própria defesa. Detalhes sobre os motivos do pedido não foram divulgados.
A transferência ocorre dias após a Procuradoria-Geral da República (PGR) se manifestar contra um pedido de soltura apresentado pelos advogados do ex-atleta. Robinho também foi julgado no Superior Tribunal de Justiça (STJ) para tentar reduzir a pena de nove anos de prisão pelo crime.
Continua depois da publicidade
A defesa alega que o cumprimento da pena no Brasil seria mais longo do que a sentença aplicada na Itália, e esse argumento já foi rejeitado pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ). Em setembro, o STF manteve a prisão por 10 votos a 1, negando habeas corpus.
Robinho está preso desde março de 2024. Em Tremembé, chegou a reduzir 69 dias de sua pena por meio de atividades educacionais, como leitura e participação em aulas. A defesa foi procurada, mas não respondeu até a publicação desta reportagem.
A Penitenciária 2 de Tremembé, onde Robinho estava detido, é conhecida por abrigar presos envolvidos em crimes de grande repercussão nacional.
Continua depois da publicidade
Já passaram pela unidade nomes como Suzane von Richthofen, Alexandre Nardoni, Cristian Cravinhos e Ronnie Lessa. A unidade voltou ao centro do debate público com o lançamento da série “Tremembé”, que aborda a rotina de condenados no presídio.
O interesse público e da mídia sobre Tremembé sempre foi grande, algo que foi explorado na nova série original de 'true crime' da Amazon Prime Video “Tremembé”, lançada no último mês.
Ídolo do Santos e com passagens por clubes como Real Madrid, Manchester City e Milan, Robinho foi condenado a nove anos de prisão pela Justiça italiana por estupro coletivo. O crime ocorreu em 2013, em uma boate de Milão, quando ele atuava pelo Milan.
Continua depois da publicidade
Interceptações telefônicas feitas pela Justiça italiana registraram o ex-jogador e amigos fazendo comentários sobre a violência e demonstrando confiança na impunidade. A vítima, uma mulher albanesa, foi abusada após ser levada a uma área reservada da boate.
Como a legislação brasileira não permite a extradição de cidadãos brasileiros natos, o STJ decidiu em 2023 que a pena deveria ser cumprida no Brasil, e a decisão também foi confirmada pelo Supremo Tribunal Federal.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade