A+

A-

Alternar Contraste

Segunda, 17 Novembro 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Cotidiano

Robinho deixa 'presídio dos famosos' e desperta alerta em nova unidade

Ex-jogador cumpria pena na Penitenciária 2 de Tremembé, no interior de São Paulo

Monise Souza

17/11/2025 às 17:50  atualizado em 17/11/2025 às 17:56

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Robinho estava preso na Penitenciária 2, em Tremembé, no interior de São Paulo, pelo crime de estupro

Robinho estava preso na Penitenciária 2, em Tremembé, no interior de São Paulo, pelo crime de estupro | Reprodução/Record TV

O ex-jogador Robson de Souza, o Robinho, condenado na Itália por participação em um estupro coletivo ocorrido em 2013, foi transferido nesta segunda-feira (17/11) para o Centro de Ressocialização (CR) de Limeira, no interior de São Paulo.

Continua depois da publicidade

Robinho cumpria pena na Penitenciária 2 de Tremembé, conhecida como o “presídio dos famosos”. O local sofrerá uma alteração no perfil dos detentos que passarão a cumprir pena ali.

A Secretaria de Administração Penitenciária (SAP) confirmou a transferência e informou que a mudança de unidade ocorreu a pedido da própria defesa. Detalhes sobre os motivos do pedido não foram divulgados.

A transferência ocorre dias após a Procuradoria-Geral da República (PGR) se manifestar contra um pedido de soltura apresentado pelos advogados do ex-atleta. Robinho também foi julgado no Superior Tribunal de Justiça (STJ) para tentar reduzir a pena de nove anos de prisão pelo crime.

Continua depois da publicidade

A defesa alega que o cumprimento da pena no Brasil seria mais longo do que a sentença aplicada na Itália, e esse argumento já foi rejeitado pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ). Em setembro, o STF manteve a prisão por 10 votos a 1, negando habeas corpus.

Robinho está preso desde março de 2024. Em Tremembé, chegou a reduzir 69 dias de sua pena por meio de atividades educacionais, como leitura e participação em aulas. A defesa foi procurada, mas não respondeu até a publicação desta reportagem.

Penitenciária dos famosos

A Penitenciária 2 de Tremembé, onde Robinho estava detido, é conhecida por abrigar presos envolvidos em crimes de grande repercussão nacional.

Continua depois da publicidade

Já passaram pela unidade nomes como Suzane von Richthofen, Alexandre Nardoni, Cristian Cravinhos e Ronnie Lessa. A unidade voltou ao centro do debate público com o lançamento da série “Tremembé”, que aborda a rotina de condenados no presídio.

O interesse público e da mídia sobre Tremembé sempre foi grande, algo que foi explorado na nova série original de 'true crime' da Amazon Prime Video “Tremembé”, lançada no último mês.

Relembre o caso

Ídolo do Santos e com passagens por clubes como Real Madrid, Manchester City e Milan, Robinho foi condenado a nove anos de prisão pela Justiça italiana por estupro coletivo. O crime ocorreu em 2013, em uma boate de Milão, quando ele atuava pelo Milan.

Continua depois da publicidade

Interceptações telefônicas feitas pela Justiça italiana registraram o ex-jogador e amigos fazendo comentários sobre a violência e demonstrando confiança na impunidade. A vítima, uma mulher albanesa, foi abusada após ser levada a uma área reservada da boate.

Como a legislação brasileira não permite a extradição de cidadãos brasileiros natos, o STJ decidiu em 2023 que a pena deveria ser cumprida no Brasil, e a decisão também foi confirmada pelo Supremo Tribunal Federal.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados