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Projeto prevê geração de 10 mil empregos e promete desafogar tráfego na Grande São Paulo | Divulgação/Agência SP
As obras do trecho norte do Rodoanel Mário Covas (SP-021) atingiram 51% de progresso total. As obras são realizadas pelo governo do Estado de São Paulo e pela parceria público-privada (PPP).
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Retomadas com seis meses de antecedência em relação ao prazo contratual, as intervenções no trecho entre as rodovias Fernão Dias (BR-381) e Presidente Dutra (BR-116), que será entregue no segundo semestre de 2025, já alcançam 76% de avanço.
Já o segundo trecho, entre a Rodovia Fernão Dias e a Avenida Raimundo Pereira de Magalhães, na ligação com o trecho oeste do Rodoanel, está 39% concluído.
“A retomada do Rodoanel Norte é um compromisso que estamos cumprindo de forma rigorosa. A obra avança dentro do cronograma e representa um marco na mobilidade da Região Metropolitana de São Paulo”, destacou Rafael Benini, secretário de Parcerias em Investimentos do Estado.
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As obras nos dois trechos ocorrem de forma simultânea para garantir o cumprimento do cronograma. O primeiro trecho será entregue no segundo semestre de 2025, e o segundo, no segundo semestre de 2026.
Além disso, durante os trabalhos, serão gerados 10 mil empregos diretos e indiretos. Atualmente, cerca de 5 mil profissionais atuam nas frentes de trabalho.
A concessionária Via SP Serra, responsável pela execução, também promove treinamentos e capacitação de profissionais, além de contratar jovens aprendizes por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).
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Após seis anos de paralisação, as obras foram retomadas em abril de 2024. Sua conclusão trará benefícios significativos, como a redução de congestionamentos e a retirada de veículos pesados das marginais.
A conclusão da obra contribuirá para a melhoria da qualidade do ar, para a redução do tempo de viagem e para o acesso mais eficiente ao Porto de Santos.
“A conclusão do Rodoanel Norte vai completar o anel viário e fortalecer a ligação do Porto de Santos à Rodovia Fernão Dias, que cruza São Paulo e conecta o Estado de Minas Gerais ao Nordeste”, ressaltou Benini.
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“Essa integração facilitará o escoamento de produtos, ampliará o tráfego logístico e fortalecerá a competitividade da Baixada Santista”, completou o secretário.
Com investimento total de aproximadamente R$ 3,4 bilhões, sendo R$ 1,35 bilhão aportado pelo Estado de São Paulo e R$ 2 bilhões pela concessionária, a obra do Rodoanel Norte é coordenada pela Secretaria de Parcerias em Investimentos do Estado de São Paulo (SPI).
O órgão é responsável por estruturar e acompanhar projetos de concessão e PPPs no estado, com fiscalização da Agência de Transportes do Estado de São Paulo (Artesp).
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A iniciativa reforça o compromisso do Governo do Estado com a modernização da infraestrutura viária, a geração de empregos e a melhoria da qualidade de vida da população.
* Texto sob supervisão de Matheus Herbert
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