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Terceira pista deve promover a agilidade na circulação dos veículos na chegada e na saída do litoral | Daniel Villaça/Gazeta de S.Paulo
A Ecovias apresentou estudos que revelam que a futura terceira pista da rodovia dos Imigrantes, em São Paulo, terá 17,3 quilômetros em túneis por dentro da serra.
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Essa nova pista terá um total de 21,5 quilômetros, criando uma nova ligação entre o Planalto e a Baixada Santista, iniciando no km 43 da Imigrantes com acesso ao Rodoanel Mário Covas e chegando na Baixada Santista, em uma conexão ao quilômetro 265 da Rodovia Cônego Domênico Rangoni.
Segundo o Governo do Estado, haverá uma maior fluidez do tráfego como o rodoviário ao litoral e de cargas na área do Porto de Santos. Na busca de prever um impacto menor possível ao meio ambiente e a mata preservada na região da serra, a obra vê nos túneis o caminho mais rápido e menos prejudicial à vegetação.
Segundo os dados do levantamento da concessionária, o maior túnel de um complexo formado por quatro passagens dentro da serra, terá 6.023 metros, passando o da Nova Tamoios, também no litoral paulista.
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Já os outros três túneis têm cerca de 3 km, 2,8 km e 2,5 km de extensão, com pequenos trechos em superfície e viadutos.
Segundo a Ecovias, o investimento será de cerca de R$ 6,5 bilhões e a sua entrega está prevista para 2031, o que simboliza que a obra será de cinco anos.
A terceira pista deve promover uma agilidade na circulação dos veículos na chegada e na saída do litoral, como em períodos mais procurados, já que a pista poderá operar na descida e caso necessário, invertida para subida em direção a Capital.
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Já o edital de licitação do Túnel Imerso Santos–Guarujá foi republicado no Diário Oficial do Estado, nesta segunda-feira (9/6), pelo Governo de São Paulo.
O projeto é uma parceria entre a Secretaria de Parcerias em Investimentos (SPI) e o Ministério de Portos e Aeroportos. O leilão está previsto para o dia 5 de setembro deste ano, na sede da B3, em São Paulo.
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