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Cotidiano

Rodovia íngreme e sinuosa: o segredo para descer a 'Serra das Calotas' com segurança

Confira recomendações de manutenção e direção para enfrentar a rodovia Oswaldo Cruz (SP-125)

Thacio Mello

14/10/2025 às 14:00

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Motoristas são orientados a usar freio motor e redobrar atenção na descida para o litoral norte

Motoristas são orientados a usar freio motor e redobrar atenção na descida para o litoral norte | Reprodução/DER-SP

A rodovia Oswaldo Cruz (SP-125), conhecida por ser íngreme e sinuosa, principalmente no trecho de Ubatuba, no litoral de São Paulo, passou por melhorias na sinalização nos últimos dois meses para aumentar a segurança dos motoristas.

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Devido à inclinação e às curvas acentuadas, a descida exige atenção redobrada dos condutores. Veja abaixo uma galeria com dicas de segurança:

Dirija com atenção redobrada e use o cinto de segurança em todos os momentos | Reprodução/DER-SP
Dirija com atenção redobrada e use o cinto de segurança em todos os momentos | Reprodução/DER-SP
Mantenha o veículo com manutenção em dia e pneus em boas condições | Reprodução/DER-SP
Mantenha o veículo com manutenção em dia e pneus em boas condições | Reprodução/DER-SP
Evite descer a serra em condições climáticas adversas, como chuva ou neblina | Reprodução/DER-SP
Evite descer a serra em condições climáticas adversas, como chuva ou neblina | Reprodução/DER-SP
Respeite todas as sinalizações e limite de velocidade da rodovia Oswaldo Cruz (SP-125) | Reprodução/DER-SP
Respeite todas as sinalizações e limite de velocidade da rodovia Oswaldo Cruz (SP-125) | Reprodução/DER-SP
Use o freio-motor, que é a resistência imposta pelo motor com o veículo em movimento, mantendo o carro em primeira ou segunda marcha.
 | Reprodução/DER-SP
Use o freio-motor, que é a resistência imposta pelo motor com o veículo em movimento, mantendo o carro em primeira ou segunda marcha. | Reprodução/DER-SP

O Departamento de Estradas de Rodagem de São Paulo (DER-SP) fez intervenções na sinalização vertical e horizontal para auxiliar principalmente os motoristas que descem rumo ao litoral norte, especialmente os turistas.

As mudanças têm o objetivo de melhorar a visibilidade da pista e das placas.

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Para descer a serra com segurança, é recomendável que o condutor utilize o freio-motor, que é a resistência imposta pelo motor com o veículo em movimento, mantendo o carro em primeira ou segunda marcha.

A recomendação vale principalmente para veículos com câmbio manual, mas motoristas de carros automáticos também devem evitar o uso excessivo dos freios.

Entre as implementações na rodovia, uma delas foi a adição de radares. Na rodovia Oswaldo Cruz foram adicionados dois pela extensão da via, mas não foram divulgadas as localizações exatas dos equipamentos.

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Sobre o percurso

O trecho mais perigoso tem 17 km de extensão e atravessa a serra em meio à vegetação da Serra do Mar. Ao todo, a rodovia tem 91 km de extensão, sendo 39 km entre Taubaté e São Luiz do Paraitinga, e mais 52 km entre São Luiz e Ubatuba. 

Por isso, inclusive, a serra possui restrições para o tráfego de caminhões e ônibus em determinados pontos.

Dicas para descer com segurança

Além do uso do freio-motor, é importante que o veículo esteja com a manutenção em dia e os pneus em boas condições.

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O clima também influencia na segurança: a viagem deve ser feita, preferencialmente, em dias sem chuva ou neblina, condições que comprometem a visibilidade e a aderência do veículo à pista. 

Em períodos de chuva, o risco de deslizamentos de terra aumenta, podendo bloquear a estrada e colocar motoristas em perigo.

Para uma viagem segura, é fundamental seguir as sinalizações, usar o cinto de segurança e dirigir com atenção redobrada.

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