A+

A-

Alternar Contraste

Sábado, 02 Agosto 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Cotidiano

Rodovias do litoral de SP terão marginais e duplicação com investimento recorde

Intervenções já iniciadas priorizam segurança, qualidade no pavimento, fluidez no tráfego e monitoramento 24h das rodovias

Matheus Herbert

02/08/2025 às 19:55  atualizado em 02/08/2025 às 19:57

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Concessão do Lote Litoral Paulista já está em andamento e traz um pacote robusto de investimentos, que somam R$ 4,3 bilhões, destinados à duplicação, modernização e implantação de marginais em rodovias estratégicas de São Paulo.

Concessão do Lote Litoral Paulista já está em andamento e traz um pacote robusto de investimentos, que somam R$ 4,3 bilhões, destinados à duplicação, modernização e implantação de marginais em rodovias estratégicas de São Paulo. | Divulgação/Governo de São Paulo

A concessão do Lote Litoral Paulista já está em andamento e traz um pacote robusto de investimentos, que somam R$ 4,3 bilhões, destinados à duplicação, modernização e implantação de marginais em rodovias estratégicas de São Paulo.

Continua depois da publicidade

O objetivo é melhorar a mobilidade, garantir mais segurança viária e oferecer infraestrutura de qualidade a moradores, turistas e trabalhadores da região. Mais de 20 mil empregos já foram gerados com as obras. 

Segundo o governo estadual, o projeto foi estruturado com base no diálogo com a sociedade. Passou por audiências públicas em 2019 e foi aprimorado em 2023, após nova rodada de participação popular, que resultou na incorporação de mais de 180 sugestões. Todas as prefeituras envolvidas assinaram convênios e contribuíram na construção do modelo.

“A cobrança não será feita por praças de pedágio, mas por pórticos eletrônicos que permitem trânsito livre, sem parar. Esse modelo moderno garante mais fluidez e segurança. A tarifa só começa após a conclusão do trabalho inicial, que inclui recapeamento, nova sinalização, implantação de sistema de comunicação, atendimento com guincho e ambulância.” destaca Rafael Benini, secretário de Parcerias em Investimentos.

Continua depois da publicidade

“No trecho entre Peruíbe e Praia Grande, não haverá cobrança até que as marginais estejam concluídas. Esses acessos permitirão deslocamentos locais por vias paralelas sem tarifa, atendendo quem mora ou circula diariamente entre os municípios”, reforça Benini.

Obras em andamento 

As ações já estão em andamento: sete frentes de trabalho e oito bases operacionais estão mobilizadas em diversos trechos, com execução de serviços como aplicação de novo pavimento, reparos emergenciais, instalação de estruturas de apoio e reforço na sinalização. Mais de 134 mil metros quadrados da malha viária já foram contemplados.

Entre as principais obras previstas estão a duplicação completa da Rodovia Padre Manoel da Nóbrega (SP-055), de Bertioga a Santos e de Peruíbe a Miracatu, e a implantação de 108 km de marginais com iluminação, calçadas, ciclovias e 27 passagens em desnível.

Continua depois da publicidade

Cobranças em vias 

A cobrança de tarifa será feita por pórticos eletrônicos, no sistema Siga Fácil, apenas a partir de novembro de 2025 e exclusivamente nos trechos em que os investimentos iniciais forem comprovados.

A partir de novembro de 2025, entram em operação os pórticos nos municípios de Arujá, Mogi das Cruzes, Bertioga, Santos, Miracatu e Itariri.

Já os pórticos localizados em cidades como Peruíbe, Itanhaém, Mongaguá e Praia Grande só começam a operar em 2027.

Continua depois da publicidade

A tarifa será proporcional à distância percorrida, com isenção para motociclistas, gratuidade nas marginais para deslocamentos locais, descontos automáticos de 5% a 20% para quem usar pagamento automático e tarifas reduzidas para usuários frequentes.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados