Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Ampliação no sistema de esgoto em Itaquaquecetuba tem impacto direto na despoluição do Rio Tietê | Divulgação
A Sabesp entregou nesta quarta-feira (20/8) as obras de recuperação e modernização da Estação Elevatória de Esgotos (EEE) Itaquaquecetuba, na Grande São Paulo.
Continua depois da publicidade
O empreendimento custou R$ 12,8 milhões e beneficiou diretamente 19.800 residências em Itaquaquecetuba e em Arujá, um total de 79.200 pessoas.
A unidade tem capacidade para bombear até 600 litros de esgoto por segundo para o tratamento.
O projeto envolveu a reforma completa da estrutura, manutenção de equipamentos essenciais, como bombas e ventiladores, e a instalação de novas grades e comportas que controlam a passagem do esgoto.
Continua depois da publicidade
A intervenção gera impacto positivo direto em bairros como Parque São Pedro, Jardim Itaquá, Jardim Cristiano, Jardim Paineira e Vila Japão, em Itaquaquecetuba.
Em Arujá, passam a ser beneficiados os bairros de Arujá IV, Arujá V, Country, Jardim Fazenda Rincão e Caputera.
Com a entrega da estação elevatória, o esgoto que é coletado nesses bairros passa a ser bombeado até a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) São Miguel, localizada na zona leste da capital, onde é despoluído.
A ampliação no sistema de esgoto em Itaquaquecetuba tem impacto direto na despoluição do Rio Tietê, que deixará de receber o equivalente a uma piscina olímpica por hora de esgoto sem tratamento.
Continua depois da publicidade
O governador Tarcísio de Freitas acompanhou em julho o início das obras de um novo sistema de abastecimento da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp).
O projeto, com previsão de entrega em 2027, pretende garantir mais água para cidades no interior de São Paulo e beneficiar mais de 200 mil moradores.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade