Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Socorro em até 6h após o início dos sintomas é fundamental para evitar o agravamento | Pavel Danilyuk/Pexels
O Governo de São Paulo emitiu um alerta a população sobre os principais sintomas relacionados à intoxicação por bebida adulterada com metanol devido à alta de casos suspeitos.
Continua depois da publicidade
Nesta terça-feira (30/9), a Prefeitura de São Paulo confirmou a primeira morte por intoxicação com metanol.
Também chamado de álcool metílico, o metanol é um biocombustível altamente inflamável. Suas propriedades químicas são semelhantes às do etanol, mas com um nível mais elevado de toxicidade.
Utilizada como solvente em indústrias químicas, a substância também é usada na fabricação de plásticos, na produção de biodiesel e como combustível.
Continua depois da publicidade
No corpo humano, o metanol se transforma em substâncias tóxicas que atacam o fígado, os rins, o cérebro e o nervo óptico, podendo causar cegueira, convulsões e morte.
Em caso de sintomas como dores abdominais intensas, tontura e confusão mental, a orientação é buscar atendimento médico imediato. O socorro em até 6h após o início dos sintomas é fundamental para evitar o agravamento. Veja os sintomas iniciais:
Em casos mais graves, o paciente pode evoluir para cegueira irreversível, choque, pancreatite, insuficiência renal, necrose de gânglios da base com tremor, rigidez e lentidão dos movimentos.
Continua depois da publicidade
De acordo com a Pasta, o paciente com quadro incomum após ingestão de bebida alcoólica deve ser procurar atendimento médico imediato, realizar exames laboratoriais e avaliação oftalmológica.
Para apoiar os profissionais de saúde no manejo e discussão de casos, o CVS disponibiliza os Centros de Assistência Toxicológica, que oferecem orientação técnica especializada. Os contatos estão disponíveis no portal da Secretaria de Estado da Saúde.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade