Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Orientações simples podem evitar incidentes comuns, especialmente em relação às correntes de retorno | Divulgação/Governo de São Paulo
Com o aumento do fluxo de visitantes durante o verão e o período de férias, o Corpo de Bombeiros reforçou o alerta sobre os riscos no mar e as medidas de prevenção que devem ser adotadas pelos banhistas no litoral paulista.
Continua depois da publicidade
Orientações simples podem evitar incidentes comuns, especialmente em relação às correntes de retorno e às áreas mais profundas.
No início da tarde desta quinta-feira (11/12), um turista do Rio Grande do Sul de 60 anos morreu após se afogar na Praia do Centro, em Peruíbe, no litoral paulista. Não há informações sobre a identidade e nem sobre a cidade de origem da vítima.
Para reduzir riscos e garantir um dia de praia com segurança, é fundamental respeitar a sinalização, permanecer próximo aos postos de guarda-vidas e redobrar a atenção com crianças e idosos.
Continua depois da publicidade
Segundo o tenente-coronel Valdizar Nascimento, comandante do Grupamento de Bombeiros Marítimo (GBMar), a atenção à localização e às orientações de segurança é essencial para evitar acidentes.
Os Bombeiros também recomendam evitar o consumo de bebidas alcoólicas antes de entrar na água, não subir em encostas ou pedras, não confiar em objetos flutuantes e priorizar praias supervisionadas por profissionais treinados para situações de emergência.
Apenas neste ano, já foram registradas 70 mortes por afogamento no litoral de São Paulo.
Continua depois da publicidade
De acordo com o GBMar, as correntes de retorno seguem como a principal causa de afogamentos fatais. Elas ocorrem quando o banhista, sem conhecer o local, avança para áreas profundas, perde contato com o fundo e é arrastado para o mar.
Ao longo de 2024, os bombeiros realizaram mais de 2,4 mil salvamentos nas praias paulistas, número que reforça a importância das ações preventivas e da atuação integrada dos órgãos de segurança.
A Operação Praia Segura foi intensificada com a chegada do verão. Cerca de mil profissionais entre bombeiros e guarda-vidas temporários estão distribuídos pelo litoral paulista, com apoio de viaturas, embarcações e equipes aéreas.
Continua depois da publicidade
A ação se estende até março e tem como foco a prevenção de afogamentos e o reforço da resposta em situações de emergência, garantindo mais segurança aos milhões de turistas esperados para a temporada.
Entre 1º de dezembro de 2024 e 6 de janeiro de 2025, bombeiros e guarda-vidas salvaram 1.043 pessoas de afogamentos nas praias do litoral sul e norte, em 14 municípios. O dia com maior número de ocorrências foi 31 de dezembro, com 175 resgates. No primeiro dia deste ano, foram registradas outras 166 vidas salvas.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade