Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Leão XIV (14) tem 69 anos e é o primeiro papa americano da história | Reprodução/X @drprevost
Robert Francis Prevost foi o cardeal escolhido e se tornou o novo papa, nesta quinta-feira (8/5). O primeiro americano. O nome escolhido por ele foi Leão XIV (14) e será o novo líder da Igreja Católica no mundo.
Continua depois da publicidade
No momento em que a fumaça branca saiu da Capela Sistina, os fiéis se emocionaram. Esta foi a terceira fumaça preta desde o início do conclave na quarta-feira (7/5), quando a primeira fumaça preta foi vista, após cerca de três horas do fechamento das portas da Capela Sistina.
Ainda nesta manhã, foi expelida a fumaça preta pela chaminé da Capela Sistina para informar que os cardeais ainda não haviam chegado a um acordo para a escolha do novo papa.
Nascido em Chicago, nos Estados Unidos, Prevost tem 69 anos e se torna o primeiro papa norte-americano da história da Igreja. É também o primeiro pontífice vindo de um país de maioria protestante. Ele é conhecido como o “pastor de duas pátrias” devido à sua atuação missionária no Peru durante os anos 80.
Continua depois da publicidade
Leão XIV (14) tem 69 anos e é o primeiro papa americano da história. Dos cardeais americanos, ele tinha mais chances devido à sua inclinação pastoral, perspectiva global e capacidade de governar a Cúria Romana, segundo os especialistas.
Essa experiência trouxe uma fluência em espanhol e um entendimento da Igreja na América Latina, fazendo dele um líder com forte conexão com as Américas.
Apesar de sua experiência e alinhamento com as ideias do papa Francisco, havia até então uma relutância histórica da Igreja em eleger papas americanos devido ao peso político que isso poderia representar.
Continua depois da publicidade
Além disso, sua participação em investigações de casos de abuso na Igreja gerou algumas críticas internas sobre sua condução desses processos.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade