A+

A-

Alternar Contraste

Sábado, 23 Agosto 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Cotidiano

Santos deve ganhar o Dia dos Povos de Terreiro

Projeto de lei de autoria da vereadora Débora Camilo (PSOL) e prevê incluir o dia 8 de dezembro ao Calendário Municipal

Luana Fernandes

24/08/2023 às 07:00  atualizado em 24/08/2023 às 11:07

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Dia dos Povos de Terreiro deve ser celebrado em 8 de dezembro

Dia dos Povos de Terreiro deve ser celebrado em 8 de dezembro | Flavio Corvello/FuturaPress

O Calendário Municipal de Santos pode ganhar uma nova data comemorativa. A Câmara aprovou em primeira e segunda sessões, por unanimidade, o projeto de lei que define o dia 8 de dezembro como o Dia dos Povos de Terreiro. A propositura é de autoria da vereadora Débora Camilo (PSOL)

Continua depois da publicidade

“A cidade de Santos tem uma longa história quilombola e das religiões de matrizes africanas, que resistem ao preconceito e à criminalização há séculos. Eu espero que este projeto seja aprovado e, posteriormente, sancionado pelo prefeito; e que inspire outras cidades a celebrarem a vida nos terreiros”, justifica a vereadora.

Santos tem grande representatividade na luta pela liberdade no País. Na Cidade, homens e mulheres negras tiveram papel importante neste movimento que deu fim aos mais de 300 anos de escravidão do povo de origem africana. Quintino de Lacerca, Pai Felipe, Maria Patrícia Fogaça são algumas dessas figuras históricas nesta luta e que, juntamente com outros milhares de negros e negras, também ajudaram a desenvolver a cidade de Santos.

Segundo Camilo, enaltecer esta luta é o objetivo do projeto. “Valorizar os povos de terreiros é mostrar que não esquecemos as lutas daqueles que foram escravizados e que, em pleno século 21, ainda sofremos com as mazelas sociais herdadas após séculos de dominação, extermínio e apropriação de riquezas”, conclui pedindo a aprovação do plenário. Propositura segue para sanção do prefeito Rogério Santos.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados