Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Sozinha, a Grande São Paulo concentra quase um décimo da população brasileira | Eduardo Knapp/Folhapress
A cidade de São Paulo ultrapassou oficialmente a marca de 11,9 milhões de moradores, segundo dados divulgados nesta quinta-feira (28/8) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Com isso, se mantém no topo populacional do País.
Continua depois da publicidade
Guarulhos e Campinas, ambos no estado de São Paulo, são os únicos municípios que não são capitais na lista dos municípios com mais de 1 milhão de habitantes, com 1,3 milhão e 1,2 milhão, respectivamente.
Depois de São Paulo, os municípios mais populosos são Rio de Janeiro (6,7 milhões de habitantes) e Brasília (três milhões ).
Segundo o IBGE, a população da Região Metropolitana de São Paulo atinge 21,7 milhões de pessoas. Esse número garante à Grande São Paulo a liderança entre as 30 regiões metropolitanas do País que possuem mais de um milhão de moradores.
Continua depois da publicidade
Sozinha, a Grande São Paulo concentra quase um décimo da população brasileira.
Já o Brasil tem uma população estimada em 213,4 milhões de habitantes em 2025, alta de 0,39% em relação ao ano passado. Os dados têm como data de referência o dia 1º de julho de 2025.
As 27 capitais estaduais concentram 49,3 milhões de habitantes, o equivalente a quase um quarto (23,1%) da população total.
Continua depois da publicidade
Ainda conforme o IBGE, a migração internacional de venezuelanos contribuiu para Boa Vista, em Roraima, ser a capital com maior taxa de crescimento de 2024 para 2025, com ganho populacional de 3,26%.
Os aumentos mais expressivos entre as capitais foram: Florianópolis (1,93%), Palmas (1,51%) e Cuiabá (1,31%).
Os cinco municípios menos populosos são: Serra da Saudade (MG), com 856 habitantes; Anhanguera (GO), com 913; Borá (SP), com 932; Araguainha (MT), com 997; e Nova Castilho (SP), com 1.072 habitantes.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade