Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Projeto pretende trazer de volta o bonde às ruas da cidade de São Paulo | Folhapress
Um projeto pretende trazer de volta o bonde às ruas da cidade de São Paulo, agora em uma versão moderna: o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT).
Continua depois da publicidade
Durante evento no Instituto de Engenharia, representantes da Prefeitura de São Paulo detalharam o projeto apelidado de “Bonde São Paulo”.
O projeto prevê duas linhas de Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) no centro da cidade, para melhorar a mobilidade e revalorizar a região.
Segundo Pedro Martin Fernandes, diretor-presidente da SP Urbanismo, a proposta busca integrar diferentes modais de transporte, incluindo nove estações de metrô, cinco terminais de ônibus e duas estações da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). Veja mapa:
Continua depois da publicidade
Proposta busca integrar diferentes modais de transporte e fará integração com nove estações de metrô/Divulgação/São Paulo UrbanismoO sistema terá um valor estimado de R$ 3,7 bilhões, com parceria da iniciativa privada. Cada composição vai transportar aproximadamente 450 pessoas.
A tarifa estimada será de R$ 2,20, mas o valor exato ainda será confirmado pela SPTrans, responsável pela integração com bilhete único.
Este projeto também prevê calçadas mais largas e gramados junto aos trilhos, contribuindo para drenagem e priorizando o deslocamento a pé. Recentemente, especialistas também associaram que parte das mortes no trânsito está ligada ao desenho das vias urbanas.
Continua depois da publicidade
Além disso, foram estudadas diferentes tecnologias de tração, incluindo VLTs conectados à rede elétrica, modelos com supercapacitores, baterias, hidrogênio e até trens de trilho virtual. O modelo final será definido no edital do projeto, que será lançado futuramente.
O VLT terá duas linhas, 27 estações e transportará até 134 mil pessoas por dia.
Os trens devem circular pelas ruas do Bom Retiro, região da Luz, Júlio Prestes, República, avenida São João, Mercado Municipal e Praça da Sé, além do Vale do Anhangabaú, Parque da Luz, Largo do Paissandu e Parque Dom Pedro II.
Continua depois da publicidade
Também estão em análise trajetos internos, passando por vias como rua Direita, Viaduto do Chá, Teatro Municipal e rua da Cantareira.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade