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Cotidiano

São Paulo planeja retorno surpreendente do bonde com tarifa de R$ 2,20

Modelo final do projeto será definido no edital, que deve ser lançado futuramente

Monise Souza

26/09/2025 às 19:00

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Projeto pretende trazer de volta o bonde às ruas da cidade de São Paulo

Projeto pretende trazer de volta o bonde às ruas da cidade de São Paulo | Folhapress

Um projeto pretende trazer de volta o bonde às ruas da cidade de São Paulo, agora em uma versão moderna: o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT).

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Durante evento no Instituto de Engenharia, representantes da Prefeitura de São Paulo detalharam o projeto apelidado de “Bonde São Paulo”.

O projeto prevê duas linhas de Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) no centro da cidade, para melhorar a mobilidade e revalorizar a região.

Segundo Pedro Martin Fernandes, diretor-presidente da SP Urbanismo, a proposta busca integrar diferentes modais de transporte, incluindo nove estações de metrô, cinco terminais de ônibus e duas estações da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). Veja mapa:

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Proposta busca integrar diferentes modais de transporte e fará integração com nove estações de metrôProposta busca integrar diferentes modais de transporte e fará integração com nove estações de metrô/Divulgação/São Paulo Urbanismo

O sistema terá um valor estimado de R$ 3,7 bilhões, com parceria da iniciativa privada. Cada composição vai transportar aproximadamente 450 pessoas e a tarifa estimada será de R$ 2,20.

Este projeto também prevê calçadas mais largas e gramados junto aos trilhos, contribuindo para drenagem e priorizando o deslocamento a pé. Recentemente, especialistas também associaram que parte das mortes no trânsito está ligada ao desenho das vias urbanas.

Além disso, foram estudadas diferentes tecnologias de tração, incluindo VLTs conectados à rede elétrica, modelos com supercapacitores, baterias, hidrogênio e até trens de trilho virtual. O modelo final será definido no edital do projeto, que será lançado futuramente.

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Bonde São Paulo

O VLT terá duas linhas, 27 estações e transportará até 134 mil pessoas por dia.

Os trens devem circular pelas ruas do Bom Retiro, região da Luz, Júlio Prestes, República, avenida São João, Mercado Municipal e Praça da Sé, além do Vale do Anhangabaú, Parque da Luz, Largo do Paissandu e Parque Dom Pedro II.

Também estão em análise trajetos internos, passando por vias como rua Direita, Viaduto do Chá, Teatro Municipal e rua da Cantareira.

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