A+

A-

Alternar Contraste

Terça, 11 Novembro 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Cotidiano

SP planeja retorno surpreendente do bonde com tarifa de bilhete único

Modelo final do projeto será definido no edital, que deve ser lançado futuramente

Monise Souza

26/09/2025 às 19:00  atualizado em 26/09/2025 às 20:45

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Projeto pretende trazer de volta o bonde às ruas da cidade de São Paulo

Projeto pretende trazer de volta o bonde às ruas da cidade de São Paulo | Folhapress

Um projeto pretende trazer de volta o bonde às ruas da cidade de São Paulo, agora em uma versão moderna: o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT).

Continua depois da publicidade

Durante evento no Instituto de Engenharia, representantes da Prefeitura de São Paulo detalharam o projeto apelidado de “Bonde São Paulo”.

O projeto prevê duas linhas de Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) no centro da cidade, para melhorar a mobilidade e revalorizar a região.

Segundo Pedro Martin Fernandes, diretor-presidente da SP Urbanismo, a proposta busca integrar diferentes modais de transporte, incluindo nove estações de metrô, cinco terminais de ônibus e duas estações da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). Veja mapa:

Continua depois da publicidade

Proposta busca integrar diferentes modais de transporte e fará integração com nove estações de metrôProposta busca integrar diferentes modais de transporte e fará integração com nove estações de metrô/Divulgação/São Paulo Urbanismo

O sistema terá um valor estimado de R$ 3,7 bilhões, com parceria da iniciativa privada. Cada composição vai transportar aproximadamente 450 pessoas.

A tarifa estimada será de R$ 2,20, mas o valor exato ainda será confirmado pela SPTrans, responsável pela integração com bilhete único.

Este projeto também prevê calçadas mais largas e gramados junto aos trilhos, contribuindo para drenagem e priorizando o deslocamento a pé. Recentemente, especialistas também associaram que parte das mortes no trânsito está ligada ao desenho das vias urbanas.

Continua depois da publicidade

Além disso, foram estudadas diferentes tecnologias de tração, incluindo VLTs conectados à rede elétrica, modelos com supercapacitores, baterias, hidrogênio e até trens de trilho virtual. O modelo final será definido no edital do projeto, que será lançado futuramente.

Bonde São Paulo

O VLT terá duas linhas, 27 estações e transportará até 134 mil pessoas por dia.

Os trens devem circular pelas ruas do Bom Retiro, região da Luz, Júlio Prestes, República, avenida São João, Mercado Municipal e Praça da Sé, além do Vale do Anhangabaú, Parque da Luz, Largo do Paissandu e Parque Dom Pedro II.

Continua depois da publicidade

Também estão em análise trajetos internos, passando por vias como rua Direita, Viaduto do Chá, Teatro Municipal e rua da Cantareira.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados