Entre em nosso grupo
2
Ação está sendo realizada em 3,8 mil postos de saúde; meta é alcançar cobertura vacinal de 95% de um total de 2,2 milhões de crianças
17/10/2020 às 12:34
Continua depois da publicidade
Governo prorrogou a Campanha de Multivacinação nas cidades do estado de São Paulo | Ricardo Vaz/Prefeitura de Taboão da Serra
A Secretaria de Estado da Saúde realiza neste sábado (17) o “Dia D” da Campanha de Imunização contra Poliomelite e Multivacinação para crianças e adolescentes de até 14 anos. A ação está sendo realizada em 3,8 mil postos de saúde, que estão abertos das 8h às 17h.
Continua depois da publicidade
As imunizações da multivacinação protegem contra cerca de 20 doenças: BCG (tuberculose); rotavírus (diarreia); poliomelite oral e intramuscular (paralisia infantil); pentavalente (difteria, tétano, coqueluche, hepatite B, Haemophilus influenza tipo b – Hib); pneumocócica; meningocócica; DTP; tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola); HPV (previne o câncer de colo de útero e verrugas genitais); além das vacinas contra febre amarela, varicela e hepatite A. A relação completa pode ser acessada neste link.
Vacinação
Os pais ou responsáveis por crianças entre 1 ano a menores de 5 anos deverão levar os pequenos para receber a “gotinha” (vacina oral, VOP). De acordo com o governo, a meta é alcançar cobertura vacinal de 95% de um total de 2,2 milhões de crianças (ou seja, pelo menos 2,1 milhões).
Continua depois da publicidade
“É de extrema importância que os pais levem seus filhos para vacinar. A imunização correta protege contra diversas doenças e contribui para erradicação delas no país”, afirma a diretora de imunização, Núbia Araújo.
Desde o começo da campanha, 133,3 mil doses da vacina de poliomielite foram aplicadas, contabilizando apenas 6,1% de cobertura do público almejado.
Quanto às outras vacinas, 78,1 mil bebês com menos de 1 ano compareceram aos postos, sendo que 70% precisaram atualizar a carteirinha de vacinação (54,7 mil). Na faixa de 5 a 14 anos, 86,8 mil procuraram serviços de vacinação, com vacina aplicada em 41,4 mil delas (48% do total). Estes dados preliminares indicam que pelo menos metade do público que está indo aos postos tem alguma pendência na caderneta, sendo fundamental que mais crianças e adolescentes tenham seu status vacinal avaliado e atualizado, se preciso.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade