A+

A-

Alternar Contraste

Sábado, 02 Agosto 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Cotidiano

São Paulo se destaca entre as maiores notas do Enem 2024 no Brasil

Informações são do levantamento da Folha de S.Paulo com base nos dados divulgados pelo Inep

Monise Souza

01/08/2025 às 14:30

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Na capital paulista, Colégio Objetivo Integrado, localizado na Bela Vista, obteve a maior nota média na prova objetiva

Na capital paulista, Colégio Objetivo Integrado, localizado na Bela Vista, obteve a maior nota média na prova objetiva | Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Instituições de ensino médio de São Paulo se destacaram entre as mais bem avaliadas do País no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024.

Continua depois da publicidade

Informações são do levantamento da Folha de S.Paulo com base nos dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A análise considerou escolas com ao menos dez estudantes inscritos e participação superior a 50%.

Na capital paulista, o Colégio Objetivo Integrado, localizado na Bela Vista, obteve a maior nota média na prova objetiva, com 840,93 pontos, consolidando-se como a melhor instituição da cidade nesse critério.

Já na redação, o destaque foi para o Colégio Novo Horizonte, que liderou o ranking municipal com média de 882,73 pontos.

Continua depois da publicidade

A análise também incluiu prováveis concluintes do ensino médio, ou seja, alunos do 3º e 4º ano das redes regular, técnica, magistério ou Educação de Jovens e Adultos (EJA), e desconsiderou provas anuladas ou com nota zero.

A ferramenta interativa publicada pela Folha permite que usuários filtrem os resultados por nome da escola, estado, cidade, bairro e tipo de prova (redação ou objetiva), ampliando a transparência e a possibilidade de comparação entre instituições.

Relevância do ensino público

O levantamento nacional mostra um domínio de instituições privadas nas primeiras colocações, enquanto as instituições privadas alcançam grandes médias, um estudo revelou um colapso silencioso na educação pública de São Paulo pós-pandemia.

Continua depois da publicidade

O ensino público brasileiro decaiu nos últimos anos, segundo o estudo “Aprendizagem na Educação Básica: situação brasileira no pós-pandemia”, da organização Todos Pela Educação.

Apesar disso, escolas paulistas mantêm posição de relevância no cenário educacional. No litoral de São Paulo, a Escola Estadual Parque dos Sonhos, em Cubatão, foi selecionada para o top 10 do prêmio internacional World's Best School, na categoria Superação de Adversidades.

Ranking nacional

Embora São Paulo se destaque entre as capitais com desempenho elevado, os colégios mais bem colocados no ranking nacional geral estão em outros estados.

Continua depois da publicidade

Na prova objetiva, os três primeiros lugares foram ocupados por instituições de Fortaleza, no Ceará, Farias Brito, Christus e Ari de Sá. Já na redação, os destaques foram o Colégio Apogeu, de Juiz de Fora, em Minas Gerais, o Ipiranga, de Petrópolis, no Rio de Janeiro, e o Regina Coeli, de Veranópolis, no Rio Grande do Sul.

A primeira escola pública a figurar no ranking da prova objetiva é o Colégio Naval, em Angra dos Reis, no Rio de Janeiro, na 12ª posição. Na prova de redação, o melhor desempenho entre as públicas foi da Escola Estadual de Educação Profissional Marta Maria Giffoni de Souza, em Acaraú, no Ceará, que apareceu no 25º lugar.

Ainda assim, os colégios paulistas mantêm desempenho sólido, especialmente na comparação com outros grandes centros urbanos do país. A diversidade da rede e o volume de alunos tornam o bom desempenho ainda mais representativo.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados