Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Fim de semana deve ser de chuvas prolongadas, tempestades ou céu nublado por vários dias, dependendo das condições climáticas locais | Paulo Pinto/Agência Brasil
Após dias de temperaturas amenas e chuvas intensas causadas por uma frente fria, que estacionou na faixa sudeste do Brasil nesta quarta-feira (13/11), São Paulo enfrenta um período de clima instável mesmo com o afastamento da massa de ar frio.
Continua depois da publicidade
De acordo com informações do Climatempo, a frente fria estacionária traz forte variação dos ventos em altos níveis somada com o aporte de umidade da faixa norte do País em direção ao sudeste, intensificando a instabilidade.
De acordo com uma análise do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), a região da Grande São Paulo permanece com risco moderado de deslizamentos de terra. As áreas que já experimentaram chuvas acima da média em outubro têm aumento do risco de inundações.
A previsão indica que o feriado prolongado será marcado por pancadas de chuva, principalmente no período da tarde e início da noite. Embora a frente fria já tenha se deslocado, a umidade vinda do interior do Brasil mantém o tempo fechado e traz riscos de temporais. Entenda como essa mudança afetará a capital e o interior paulista e o que esperar para os próximos dias.
Continua depois da publicidade
De acordo com informações do Climatempo, o sol deve aparecer pelas manhãs na maioria da região, sempre junto de algumas nuvens. A temperatura sobe rapidamente e à tarde deve ser de calor.
Essa condição proporcionará chuvas, acompanhadas de raios e rajadas de vento. Há risco elevado de alagamentos, enchentes e transbordamentos de rios e córregos, tanto na Capital como em cidades vizinhas da Grande São Paulo.
Esta semana, que começou ensolarada e seca, deve terminar com muitas nuvens e chuva.
Continua depois da publicidade
Esse fenômeno ocorre como resultado da frente fria estacionária, quando um sistema frontal para de avançar e permanece praticamente estático sobre uma região. A massa de ar frio e a massa de ar quente se equilibram, criando uma faixa de instabilidade.
O resultado deste fenômeno são chuvas prolongadas, tempestades ou céu nublado por vários dias, dependendo das condições climáticas locais.
Esse quadro eleva sensivelmente o risco de formação de alagamentos e de transbordamento de rios e córregos, bem como quedas de árvores. São esperados elevados volumes de chuva, o que também aumenta o risco de deslizamentos de terra.
Continua depois da publicidade
Segundo a previsão do Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas de São Paulo, o sábado (16/11) deve começar com tempo instável e chuvoso desde a madrugada e se mantém na maior parte do dia.
No domingo (17/11) a condição de chuva intensa diminui, mas ainda há previsão de precipitação isolada, porém de curta duração ao longo do dia.
Confira as mínimas e máximas para os próximos dias na capital paulista:
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade