A+

A-

Alternar Contraste

Domingo, 04 Maio 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Cotidiano

Secretário diz que comércio no Centro de Santos nunca mais será como no passado

Fábio Ferraz, secretário de governo de Santos, conversou com a Reportagem e fez um balanço da gestão Rogério Santos, falando sobre várias pautas, dentre elas o Centro da cidade

Jeferson Marques

14/12/2023 às 12:35

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Fábio Ferraz, secretário de governo de Santos, em entrevista ao Diário

Fábio Ferraz, secretário de governo de Santos, em entrevista ao Diário | Nair Bueno/Diário do Litoral

'O Centro de Santos não volta a ser o que era na década de 80 e 90'. Essa foi a frase de Fábio Ferraz, secretário de governo de Santos, dentro do programa 'EntreVistas' ao falar sobre a revitalização do bairro. Essa foi uma das pautas abordadas na conversa, que vai ao ar - na íntegra - na próxima terça, dia 19, às 11h no Youtube do Diário do Litoral.

Continua depois da publicidade

Perguntado sobre a revitalização do Centro da cidade, Ferraz foi taxativo ao dizer que ele (Centro) nunca mais voltará a ser o que era nos anos 80 e 90. 

"Falo isso olhando para a câmera: aquele comércio de décadas atrás não vai existir mais. Acabou essa centralização. A internet e os shoppings competem diretamente com ele. O que pensamos sobre o Centro é de transformá-lo em um bairro onde as pessoas tenham lazer, trabalham e moram. Essa é a lógica", explica.

Perguntado sobre as situações que precisam acontecer e o que tem que ser colocado em prática para que este indutor dê certo, o secretário citou o Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) como pontapé inicial.

Continua depois da publicidade

"Como é na Ponta da Praia, Nova Cintra, Embaré e assim por diante. Estudos indicam que, quando você tem um metrô no bairro - e o VLT se compara a ele - todo o cenário econômico daquele lugar muda. Olha o exemplo aqui da Francisco Glicério. Somado a isso vem a revitalização do Mercado Municipal e, a cereja do bolo, o Parque Valongo. Isso tudo está em curso; está acontecendo", afirma Ferraz.

Moradias no Centro

Citando estudos, Ferraz diz que a prefeitura detém ativos que serão voltados à moradias no Centro, assim como a revitalização de alguns imóveis que serão devolvidos à população. E o mercado já compreendeu isso. Por exemplo, há um empreendimento na região do Valongo com 1.100 unidades privadas que serão comercializadas. O setor privado já percebeu isso. E, se você quer hoje investir em Santos, invista no Centro".

Continua depois da publicidade

Parque Valongo

Citado acima como "a cereja do bolo", o Parque Valongo já está com as obras em andamento. E Ferraz conta que há conversas com empresas que querem instalar uma roda-gigante junto ao projeto.

"Há os processos burocráticos e legais, mas já há conversas com empresas que tem interesse em instalar o equipamento ali. Há toda a preocupação com a segurança, já que ali é uma região muito atingida por ventos fortes. Todavia, os laudos e a própria engenharia nos dão segurança de dar continuidade aos trâmites para, quem sabe, ter a roda-gigante por aqui", prevê.

Continua depois da publicidade

Compondo o projeto do Parque Valongo, além do espaço para eventos e gastronomia, há ainda uma área entre os antigos armazéns 5 e 6, que não existem mais, que se tornará um espaço aberto, propício para a observação da movimentação dos navios, com área verde, novos mobiliários, playground e atividades diversas nesta região.

O secretário ainda falou sobre os moradores em situação de rua, saúde e revelou entregas de interesse público previstas para 2024. E esse conteúdo você acompanha no Youtube do Diário do Litoral na terça, dia 19, às 11h.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados