A+

A-

Alternar Contraste

Domingo, 16 Novembro 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Cotidiano

Segundo dia de Enem tem provas mais longas e com dificuldade média

Nível e temática das questões mantiveram padrão de anos anteriores

Leonardo Sandre

16/11/2025 às 21:30  atualizado em 16/11/2025 às 21:55

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Enem 2025 teve mais de 4,8 milhões de candidatos aptos, mas teve abstenção de 30% no segundo dia

Enem 2025 teve mais de 4,8 milhões de candidatos aptos, mas teve abstenção de 30% no segundo dia | picjumbo.com/Pexels

O segundo dia do Enem 2025 foi descrito por vestibulandos e especialistas como composto de provas longas, mas com nível de dificuldade moderado, mantendo os padrões de anos anteriores.

Continua depois da publicidade

A edição deste ano teve mais de 4,8 milhões de candidatos aptos, com abstenção de 30% no segundo dia, conforme o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

As questões de ciências da natureza (física, química e biologia) foram, em sua maioria, objetivas e com tempo de respostas mais rápido.

Já as questões sobre matemática apareceram carregadas de textos e demoraram mais do que anos anteriores para serem respondidas, mas com nível de dificuldade considerado de fácil para médio.

Continua depois da publicidade

A matemática focou em perguntas de atualidades, como custo para tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e uso de jogos digitais. Na parte da ciência da natureza, gráficos e contextualização foram os destaques.

Matemática

Segundo especialistas consultados pelo portal g1, a prova não apresentou grandes surpresas, equilibrando raciocínio lógico, interpretações de gráficos e a resolução de equações.

Considerada um pouco mais difícil do que o vestibular do ano passado, a prova teve questões mais prolongadas, que exigiram mais atenção e tempo para a compreensão do enunciado.

Continua depois da publicidade

Uma novidade apontada ao g1 foi a cobrança de noção básica de R³, exigindo visão espacial e entendimento de localização.

Ciências da Natureza

Temas ambientais e da atualidade foram reforçados para a prova deste ano, sendo ao menos cinco de forma direta, além de outras de maneira indireta.

Física

O tema central das questões manteve a tradição, girando sobre mecânica e Eletricidade/Eletrodinâmica. O nível de dificuldade foi mediano, mas exigiu dos candidatos uma boa análise de gráficos.

Continua depois da publicidade

Biologia

O conteúdo abrangeu muitos temas e contou e com perguntas mais curtas e objetivas, incluindo o tema da vacinação, esquistossomose, intoxicação alimentar e deficiência de vitamina A e até questões mais complexas, como sobre fotossíntese oxigênica.

Química

Por fim, as questões sobre química chamaram a atenção por terem o tema "água" aparecendo em diversas delas. Seguiu o mesmo nível de dificuldade e de perguntas objetivas dos temas anteriores.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados