A+

A-

Alternar Contraste

Segunda, 14 Julho 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Cotidiano

Simulado extremo testa resgate em montanha famosa de SP

Ação simula acidente durante escalada e pretende testar a resposta rápida em situações críticas

Monise Souza

14/07/2025 às 11:55  atualizado em 14/07/2025 às 12:01

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Pedra do Baú é um dos pontos turísticos mais desafiadores do Estado

Pedra do Baú é um dos pontos turísticos mais desafiadores do Estado | Reprodução/Governo de SP

A Defesa Civil do Estado de São Paulo realiza um simulado inédito de resgate em área de montanha na Pedra do Baú, em São Bento do Sapucaí, na Serra da Mantiqueira, a partir das 11h, desta terça-feira (15/7).

Continua depois da publicidade

A operação terá a participação do Grupamento Aéreo da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Grupo de Resgate e Atendimento a Urgências (Grau), referência nacional em atendimento técnico de emergência em locais extremos.

Esta ação simula um acidente durante escalada e pretende testar a resposta rápida em situações críticas, envolvendo vítimas isoladas em regiões íngremes, de difícil acesso ou sob condições climáticas adversas.

Alerta à população

O treinamento também serve como alerta à população sobre a preparação do Estado para atuar em operações de salvamento com alto grau de complexidade.

Continua depois da publicidade

Acidentes em áreas montanhosas são comuns entre praticantes de esportes de aventura, mas nem sempre ganham visibilidade.

Na última semana, uma menina de 11 anos morreu após cair de um mirante do Cânion Fortaleza, em Cambará do Sul, na Serra do Rio Grande do Sul.

Além deste, o caso da jovem Juliana Marins, de 26 anos, que morreu entre dois e três dias após sofrer uma queda durante uma trilha no Monte Rinjani, na Indonésia, teve grande repercussão. 

Continua depois da publicidade

Por isso, além de demonstrar o preparo técnico das equipes, o simulado reforça a importância da responsabilidade individual, do uso de equipamentos adequados e do respeito aos limites da natureza.

“Esse tipo de operação exige habilidades específicas, como rapel, escalada, resgate aéreo e atendimento pré-hospitalar em terrenos hostis. As equipes estão em constante capacitação para garantir agilidade e eficiência no salvamento de vidas”, afirma o coronel Henguel Pereira, coordenador da Defesa Civil estadual.

A simulação integra o calendário oficial de treinamentos da Defesa Civil e reflete os investimentos do Governo de São Paulo em capacitação, logística e integração das forças de emergência.

Continua depois da publicidade

A escolha da Pedra do Baú — um dos pontos turísticos mais desafiadores do Estado — amplia o realismo do exercício e reforça o compromisso com segurança e prevenção em áreas de risco.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados