A+

A-

Alternar Contraste

Domingo, 19 Outubro 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Cotidiano

SP aplica mais de 29 mil vacinas em um dia e amplia cobertura

Ação teve como foco a imunização de crianças e adolescentes, com vacinas previstas no Calendário Nacional de Vacinação

Da Reportagem

19/10/2025 às 10:05  atualizado em 19/10/2025 às 10:30

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Na UBS Integrada Vila Sônia o tempo de espera no período da manhã e no início da tarde era de pelo menos uma hora

Na UBS Integrada Vila Sônia o tempo de espera no período da manhã e no início da tarde era de pelo menos uma hora | Arquivo pessoal

A cidade de São Paulo aplicou 29.456 doses de vacinas neste sábado (18/10) durante o Dia D de Vacinação, uma mobilização promovida pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) com atendimento simultâneo nas 479 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e em pontos públicos como praças, parques e centros comunitários.

Continua depois da publicidade

Vacinas mais procuradas foram aquelas previstas no calendário regular, com 14.853 doses aplicadas / Divulgação/SMS
Vacinas mais procuradas foram aquelas previstas no calendário regular, com 14.853 doses aplicadas / Divulgação/SMS
São Paulo aplicou 29.456 doses de vacinas neste sábado (18/10) durante o Dia D de Vacinação / Divulgação/SMS
São Paulo aplicou 29.456 doses de vacinas neste sábado (18/10) durante o Dia D de Vacinação / Divulgação/SMS
Adultos també aproveitaram a campanha para se vacinar /Divulgação/SMS
Adultos també aproveitaram a campanha para se vacinar /Divulgação/SMS

A ação teve como foco a imunização de crianças e adolescentes, com vacinas previstas no Calendário Nacional de Vacinação, incluindo doses contra HPV, sarampo, febre amarela e dengue.

Além do esforço concentrado nas unidades de saúde, equipes da SMS fizeram 40.932 buscas ativas, sendo 27.774 ligações telefônicas e 13.158 visitas domiciliares, para identificar pessoas com vacinas atrasadas e ampliar a cobertura vacinal na capital paulista.

Apesar do esforço, pelo menos cinco famílias relataram demora no atendimento e deixaram de vacinar crianças e adolescentes na UBS na Vila Sônia, que fica na rua Abrão Calil Rezek, 91.

Continua depois da publicidade

A professora Patrícia de Oliveira, de 48 anos, foi uma das mães que levou a filha para vacinar, mas desistiu após duas horas de espera. Ela explica que, durante a semana, não tem tempo para levá-la e, ao saber pela TV da campanha, se organizou para ir com a filha, de 10 anos.

Patrícia conta que chegou à UBS por volta das 11h e, às 13h15, ainda não havia sido atendida.

“Um absurdo, uma falta de respeito com a gente. Minha filha já não queria vir, insisti porque sei da importância, mas chegar aqui e ficar duas horas esperando não dá."

Continua depois da publicidade

Ela e a filha foram embora sem a criança ser vacinada. “Se é campanha, com ampla divulgação, deveria ter mais pessoas no atendimento”, reclamou.

A técnica em estética Janaína Pocas Alves, de 50 anos, levou o filho João Miguel Pocas de Mattos, 12, e disse que viu muitas pessoas irem embora devido à demora. 

“Complicado, né?! Depois de quase 2h30 consegui vacinar meu filho, mas quase desisti. Ele tomou a Influenza, porque a caderneta de vacinação dele está tudo ok! Só faltava essa mesmo. Depois de muitas reclamações sobre a demora colocaram outra sala para atender maiores de 20 anos. Se era uma campanha, porque não fizeram isso antes? Esperaram várias pessoas desistirem", conta.

Continua depois da publicidade

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) informou que a Assistência Médica Ambulatorial (AMA)/Unidade Básica de Saúde (UBS), Integrada Vila Sônia, iniciou o dia com uma sala operando e, ao longo do dia, mais duas salas foram abertas para agilizar os atendimentos. A unidade em questão passa por uma reforma para aprimorar os atendimentos ofertados à população.

“DIA D”

O “Dia D” também marcou o encerramento da Semana da Criança, que promoveu várias ações de vacinação em espaços estratégicos para facilitar o acesso da população. Somente neste sábado, 2.082 doses foram aplicadas em pontos extramuros, somando-se às 27.374 doses administradas nas UBSs.

As vacinas mais procuradas foram aquelas previstas no calendário regular, com 14.853 doses aplicadas. Também foram registrados 2.239 imunizantes contra o HPV, 1.202 contra sarampo, caxumba e rubéola, 2.262 contra febre amarela e 6.818 doses contra a dengue.

Continua depois da publicidade

O secretário municipal da Saúde, Luiz Carlos Zamarco, acompanhou a ação na UBS Dr. Joaquim Rossini, na região da Vila Carioca, zona sudeste da cidade.

“A população que trabalha durante a semana sabe que pode contar com as UBSs abertas em ações como essa. É uma oportunidade de manter a vacinação em dia”, afirmou.

O prefeito Ricardo Nunes, o secretário-adjunto Maurício Serpa, a secretária-executiva de Atenção Básica, Sandra Sabino, e representantes da Coordenadoria Regional de Saúde Sudeste também estiveram na unidade. Eles reforçaram a importância das estratégias extramuros, realizadas em parceria com outras secretarias e a sociedade civil para alcançar diferentes públicos.

Continua depois da publicidade

A diretora da Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa), Mariana de Souza Araújo, destacou que o município não tem poupado esforços para facilitar o acesso à imunização. 

Avança Saúde

Avança Saúde - Mulher, em sua oitava edição, também ocorreu neste sábado para ampliar o acesso aos serviços oferecidos às mulheres na Atenção Primária.

Em alusão ao Outubro Rosa, mês dedicado à conscientização sobre a prevenção dos cânceres de mama e do colo do útero, a iniciativa buscou incentivar o autocuidado, fortalecer a educação em saúde e ampliar o acesso aos serviços de prevenção e promoção da saúde para mulheres usuárias do SUS.

Durante o dia foram oferecidos exames preventivos, como o Papanicolau, e realizados encaminhamentos para mamografia, com foco na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo do útero.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados