A+

A-

Alternar Contraste

Quarta, 05 Novembro 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Cotidiano

SP economiza água para abastecer uma cidade do ABC Paulista por 7 meses

Volume total economizado com a medida supera a capacidade de dois sistemas produtores de água cheios

Monise Souza

05/11/2025 às 15:30

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Essa economia corresponde ainda ao consumo de 5,89 milhões de pessoas durante um mês

Essa economia corresponde ainda ao consumo de 5,89 milhões de pessoas durante um mês | Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

A redução da pressão noturna da água implementada pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) economizou 33,6 bilhões de litros de água desde que a medida foi adotada, em 28 de agosto.

Continua depois da publicidade

A medida atende à deliberação da Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de São Paulo (Arsesp) para preservar o nível dos mananciais diante da pior estiagem dos últimos dez anos.

Com chuvas abaixo da média em São Paulo, o governo, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, também anunciou um plano de contingência para o abastecimento de água diante do risco de uma nova crise hídrica na Grande São Paulo.

Volume economizado

O volume total economizado com a medida supera a capacidade de dois sistemas produtores de água cheios. Juntos, os sistemas Alto Cotia (16,6 bilhões de litros) e Rio Claro (13,7 bilhões de litros) somam 30,3 bilhões de litros.

Continua depois da publicidade

Essa economia corresponde ainda ao consumo de 5,89 milhões de pessoas durante um mês, o que representa mais de sete meses do consumo da população de São Bernardo do Campo, no ABC Paulista.

Redução da pressão

Entre os dias 27 de agosto e 21 de setembro, a redução da pressão ocorreu por oito horas, começando às 21h e encerrando às 5h. A partir de 22 de setembro, o horário foi ampliado em duas horas, com início às 19h e término às 5h.

A Sabesp reforça a importância do uso consciente da água por toda a população e lembra que imóveis com caixa-d’água dimensionada de acordo com o Decreto Estadual nº 12.342/78 não devem sentir os efeitos da redução.

Continua depois da publicidade

Para famílias de baixa renda nas cidades atendidas da Grande São Paulo, a Companhia criou o Programa Reserva Certa, que prevê a doação e instalação de caixas-d’água para garantir segurança no abastecimento.

Dicas para economizar água

Confira algumas dicas de uso consciente:

  • Tome banhos mais curtos;
  • Deixe a torneira fechada enquanto escova os dentes ou faz a barba;
  • Evite usar a mangueira, prefira um balde com água;
  • Use vassoura e balde com água, nunca a mangueira;
  • Dê preferência para lavar roupa e louça em outro dia, ou utilize a lava-roupa e a lava-louça apenas quando estiverem com a capacidade máxima;
  • Antes de lavar a louça, retire o excesso de comida com a esponja e mantenha a torneira fechada ao ensaboar.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados