Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Starship completa voo com carga útil e final surpreende no mar | Reprodução/SpaceX
A empresa do bilionário Elon Musk, a SpaceX, fez nesta terça-feira (26/8) o lançamento da maior nave espacial já construída. Este foi o 10º voo-teste da espaçonave Starship. O lançamento ocorreu a partir de Boca Chica, no Texas, às 20h30 (horário de Brasília).
Continua depois da publicidade
Esta missão, como outras da SpaceX, não foi tripulada. No teste, a nave foi lançada com carga útil: oito satélites da Starlink. Em sua última missão, em maio, o feito não foi possível. Assista ao vídeo:
Originalmente, o voo estava previsto para o domingo (24/8) e, posteriormente, foi adiado para segunda-feira (25/8). Nenhum dos voos ocorreu nas datas marcadas devido às condições climáticas desfavoráveis.
Pouco mais de uma hora após o lançamento, a Starship pousou no Oceano Índico. Ao tocar a água, o foguete pegou fogo. A SpaceX não informou o que causou o incidente.
Continua depois da publicidade
Embora não tenha conseguido pousar a espaçonave em sua missão de 2025, a empresa realizou duas aterrissagens bem-sucedidas em testes conduzidos em 2024. Os pousos bem-sucedidos ocorreram em junho e novembro do ano passado.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade