A+

A-

Alternar Contraste

Domingo, 13 Julho 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Cotidiano

STF decide manter em Brasília casos de Lula

Quatro ações da Lava Jato contra o ex-presidente que foram retiradas de Curitiba serão remetidas à Justiça Federal do Distrito Federal

22/04/2021 às 18:00

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
 O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT)

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) | /Marcelo Camargo/Agência Brasil

O STF (Supremo Tribunal Federal) decidiu nesta quinta-feira (22) que as quatro ações da Lava Jato contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) que foram retiradas de Curitiba sejam remetidas à Justiça Federal do Distrito Federal. Na semana passada, a corte já havia confirmado, por 8 votos a 3, a decisão individual do ministro Edson Fachin de declarar a incompetência territorial da Justiça Federal do Paraná para processar o petista.

Continua depois da publicidade

Com isso, as duas condenações em segunda instância contra o ex-chefe do Executivo foram anuladas e ele ficou apto a disputar as eleições de 2022. Nesta quinta-feira, o ministro Alexandre de Moraes ficou vencido ao defender que os processos de Lula deveriam ser enviados para a Justiça de São Paulo.

O magistrado afirmou que a denúncia do MPF (Ministério Público Federal) acusa o petista de receber benefícios de empreiteiras em SP e, por isso, esse deveria ser o destino dos casos.

Prevaleceu, no entanto, a tese de Fachin de que os processos devem ir para o Distrito Federal sob o argumento de que os fatos narrados pelo MPF dizem respeito a negociações feitas por Lula em Brasília quando era presidente da República.

Continua depois da publicidade

"As condutas são imputadas como tendo sido praticadas na chefia do Executivo. Não se trata de estabelecer foro de atração, não se trata de onde se situam bens e coisas, mas onde se situa o juízo do local, onde os atos teriam sido cometidos", disse.

 

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados