Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Quadros arrancados pelos ladrões na Biblioteca Mário de Andrade | Divulgação/PM
A Polícia Civil prendeu nesta segunda-feira (8/12) um dos suspeitos de participar do roubo de 13 obras de arte da Biblioteca Mário de Andrade, no Centro da capital paulista.
Continua depois da publicidade
O detido foi identificado como Felipe dos Santos Fernandes Quadra, de 31 anos. Ele foi localizado em uma casa na Mooca, na zona leste, e possui histórico criminal de furto, roubo e tráfico de drogas.
O segundo suspeito já foi identificado, mas continua foragido. A polícia não divulgou o nome dele.
O crime ocorreu no domingo (7/12) e resultou no furto de gravuras de Candido Portinari e Henri Matisse, que integravam uma exposição em parceria com o Museu de Arte Moderna (MAM).
Continua depois da publicidade
A investigação contou com imagens de câmeras de segurança que registraram os criminosos circulando pelas ruas com parte das obras.
O veículo utilizado na fuga foi encontrado e encaminhado para perícia. Segundo a Polícia Civil, o trabalho agora se concentra na localização das obras roubadas e na captura do segundo investigado.
Para evitar que as peças saiam do País, a Prefeitura de São Paulo acionou a Organização Internacional de Polícia Criminal (Interpol), por meio da Polícia Federal. As gravuras têm seguro, mas os valores são mantidos em sigilo por contrato.
Continua depois da publicidade
De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP-SP), dois homens renderam uma vigilante e um casal de idosos que visitava o local. Eles recolheram as obras e documentos em uma sacola e fugiram pela saída principal, antes de serem vistos por câmeras da região. Ninguém ficou ferido.
Entre os itens levados estão oito gravuras de Matisse e cinco de Portinari, parte da exposição “Do livro ao museu: MAM São Paulo e a Biblioteca Mário de Andrade”. As peças ainda não foram recuperadas.
O caso é investigado pela 1ª Central Especializada de Repressão a Crimes e Ocorrências Diversas (Cerco).
Continua depois da publicidade
A Biblioteca Mário de Andrade, mantida pela Prefeitura de São Paulo, é a segunda maior do País. Em 2006, o local também foi alvo de criminosos, quando 12 gravuras raras do século 19 foram furtadas e só recuperadas 18 anos depois, em 2024.
Portinari e Matisse são considerados nomes centrais da arte moderna no Brasil e no mundo. As gravuras de Matisse levadas fazem parte de séries icônicas que utilizam cores vibrantes e composições inovadoras. Portinari é um dos artistas brasileiros de maior projeção internacional.
Até o momento, as obras continuam m desaparecidas.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade