Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Bolsonaro durante participação de motociata | Pedro Ladeira/Folhapress
O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) enviou para a Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) um projeto de lei que prevê o cancelamento das multas sanitárias aplicadas durante a pandemia da Covid-19 no Estado.
Continua depois da publicidade
Tarcísio recebeu críticas de opositores porque um dos beneficiados da proposta seria o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que durante motociatas pelo interior paulista foi multado diversas vezes. As infrações do ex-mandatário somam cerca de R$ 1 milhão.O governo explica em nota que as multas não tem a intenção de beneficiar Bolsonaro.
O texto enviado à Alesp revela que durante a crise sanitária foram realizadas 10.163 autuações de estabelecimentos comerciais e festas clandestinas e 579 de transeuntes, além de 135 por municípios. As multas totalizaram R$ 72 milhões.
No texto, o governador afirma que as multas tinham a intenção de promover a conscientização como estímulo para a prevenção da propagação do agente patológico, e não intuito arrecadatório.
Continua depois da publicidade
“Ficam canceladas as multas administrativas, bem como os respectivos consectários legais, aplicadas por agentes públicos estaduais em razão do descumprimento de obrigações impostas para a prevenção e o enfrentamento da pandemia de Covid-19”, afirma a proposta, inscrita em um projeto mais amplo que trata da dívida ativa do Estado. As multas já pagam não seriam ressarcidas.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade