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Cotidiano

Tatuzão começa a ser desmontado para novo túnel do Metrô

Máquina gigante será remontada para escavar 3 km da Linha 2-Verde; veja vídeo

Luana Fernandes

14/06/2025 às 12:00  atualizado em 14/06/2025 às 12:13

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Trabalhos começam com a retirada da "roda de corte" de 11,66 metros de diâmetro, a maior do tipo em operação na América Latina

Trabalhos começam com a retirada da "roda de corte" de 11,66 metros de diâmetro, a maior do tipo em operação na América Latina | Divulgação/GovernoSP

A ampliação da Linha 2-Verde do Metrô de São Paulo deu mais um passo com o início da desmontagem do tatuzão, apelido da tuneladora "Cora Coralina", nesta quarta-feira (12/6).

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A máquina será reaproveitada para escavar o trecho entre a estação Penha e o Complexo Rapadura, na zona leste.

O primeiro passo da operação é a retirada da roda de corte de 11,66 metros de diâmetro, a maior da América Latina.

O equipamento já foi usado para abrir túneis entre o Complexo Rapadura e a estação Falchi Gianini, e agora será desmontado e remontado no canteiro da estação Penha.

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A previsão é que a escavação do novo túnel comece até o fim do ano.

Operação complexa e apoio aos moradores

Ao todo, 35 trabalhadores estão envolvidos na desmontagem, que deve levar cerca de seis meses. Por causa do tamanho da roda de corte, será necessário cortá-la em partes para transporte.

Todo o processo ocorre em um bairro adensado, e o Metrô adotou um plano para proteger e ajudar os moradores próximos.

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Foram feitas interdições de garagens e realocação de famílias, com direito a hospedagem, transporte, vale-refeição, lavanderia e assistência para pets.

Um ponto fixo de atendimento também foi instalado na Rua Falchi Gianini para esclarecer dúvidas.

Expansão vai atender 1,2 milhão de pessoas

A tuneladora tem 100 metros de extensão e pesa 500 toneladas.

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Ela não só escava como também instala os anéis de concreto que formam os túneis. Esses anéis são produzidos numa fábrica exclusiva no Pátio Itaquera, que entrega até 56 segmentos por dia.

A expansão da Linha 2-Verde inclui 8,3 km de trilhos e oito novas estações, com investimento de R$ 15 bilhões do Governo do Estado.

A obra vai beneficiar cerca de 1,2 milhão de passageiros por dia, facilitando conexões com as linhas 3-Vermelha, 11-Coral e, futuramente, com a 16-Violeta.

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