Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Três máquinas serão introduzidas em pontos estratégicos ao longo do traçado | Divulgação/GESP
As obras da Linha 19-Celeste receberão o auxílio de três tatuzões de diâmetro máximo de 10,66 metros. As tuneladoras percorrerão 17,6 km, ligando São Paulo até Guarulhos, na Grande São Paulo.
Continua depois da publicidade
Os maquinários possuem 9,5 metros de diâmetro interno e são de dois tipos diferentes: Slurry e Dual Mode, segundo informações do Governo do Estado.
O modelo Slurry é indicado para solos arenosos e com presença de lençol freático elevado, enquanto o modelo Dual Mode combina as tecnologias EPB e Slurry para enfrentar solos mistos e rochosos.
As três máquinas serão introduzidas em pontos estratégicos ao longo do traçado, que será dividido em três lotes separados.
Continua depois da publicidade
O primeiro tatuzão será instalado na Estação Jardim Julieta e escavará cerca de 5,7 quilômetros em direção à Estação Bosque Maia, sendo retirada no VSE-1, localizado na região José Calixto Machado, correspondente ao Lote 1.
A segunda tuneladora também será introduzida na Estação Jardim Julieta, mas seguirá no sentido oposto, escavando aproximadamente 5,2 quilômetros até a Estação Vila Maria, onde será desmontada, no Lote 2.
Enquanto a terceira, entrará em operação a partir da Estação Vila Maria e avançará cerca de 5,5 quilômetros em direção ao centro, até ser retirada no VSE-18, no Bixiga, no Lote 3.
Continua depois da publicidade
O primeiro lote da licitação das obras civis da futura Linha 19-Celeste foi aberto, nesta segunda-feira (22/9). Os demais lotes serão abertos ainda nesta semana.
Nesta etapa da licitação, foram abertas as propostas comerciais dos consórcios interessados na execução do projeto. Com a abertura dos envelopes, o Metrô avaliará as propostas técnicas e financeiras, que determinarão os vencedores.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade