A+

A-

Alternar Contraste

Sábado, 01 Novembro 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Cotidiano

Telejornais da Globo apresentam série sobre impactos climáticos em SP

De 3 a 7 de novembro, série mergulha nos desafios que as mudanças climáticas impõem à vida na Grande SP

Bruno Hoffmann

01/11/2025 às 17:00

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Repórteres percorreram a Grande São Paulo em busca das consequências das mudanças climáticas

Repórteres percorreram a Grande São Paulo em busca das consequências das mudanças climáticas | Divulgação/TV Globo

Prestes a começar a COP 30, em Belém, os telejornais locais de São Paulo, Bom Dia SP, SP1 e SP2, apresentam a segunda edição do projeto “Que tempo é esse?”. De 3 a 7 de novembro, a série mergulha nos desafios que as mudanças climáticas impõem à vida na Grande São Paulo, além de apresentar soluções.

Continua depois da publicidade

Os repórteres Bruna Vieira e Philipe Guedes percorreram a região metropolitana para mostrar como o avanço da poluição intensifica o aquecimento global, como a crise hídrica expõe os moradores a extremos e como tudo isso afeta diretamente quem vive em moradias precárias.

“Nós fomos atrás de iniciativas individuais e coletivas dos próprios moradores que vivem aqui na Grande São Paulo para trazermos um debate do que pode ser feito a partir daqui, já que todos nós estamos lidando com esse problema. Como as pessoas mudaram a forma de lidar com o lixo, com a própria água e os desafios que são expostos diante das mudanças climáticas em relação à moradia", disse Bruna. 

"Como isso afeta a nossa saúde, como as temperaturas altas, as ondas de calor, estão impactando também a nossa vida; a questão da poluição do ar urbana, muito importante aqui em São Paulo. É um retrato de São Paulo nesse mundo em transformação e do nosso papel nesse cenário”, continuou a jornalista.

Continua depois da publicidade

Iniciativas locais

A série também destaca os impactos das mudanças climáticas na saúde e as iniciativas locais que já estão em curso para atenuar os efeitos dos eventos extremos, revelando que há caminhos possíveis e urgentes para enfrentar os desafios ambientais.

“Há ações simples que todos podem adotar, desde reciclar o lixo, separar e colocar para coleta seletiva, além, claro, de cobrar medidas mais amplas das autoridades. É uma responsabilidade compartilhada”, afirmou o repórter Philipe Guedes.

A COP30, maior encontro global sobre a crise climática, será realizada pela primeira vez no Brasil, em Belém, entre 10 3e 21 de novembro.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados