A+

A-

Alternar Contraste

Quarta, 06 Agosto 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Cotidiano

Tempestade alaga cidades do litoral de SP e deixa região em alerta

INMET emitiu alerta amarelo válido até as 18h desta quarta-feira (6/8) para fortes chuvas e ventos nas cidades

Hebert Dabanovich

06/08/2025 às 10:55  atualizado em 06/08/2025 às 11:06

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
CET de Santos publicou alerta para os moradores evitarem sair de casa

CET de Santos publicou alerta para os moradores evitarem sair de casa | Jonatas Oliveira /DL

As fortes chuvas que atingiram a Baixada Santista, no litoral de São Paulo, na madrugada desta quarta-feira (6/8), pegou os moradores de surpresa e causou grandes transtornos nas cidades da região.

Continua depois da publicidade

O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) informou que o medidor pluviométrico do Morro São Bento registrou 97,8 mm de chuva em Santos nas últimas seis horas.

Já o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta amarelo válido até as 18h desta quarta-feira (6/8), de perigo potencial para chuvas e ventos intensos na Baixada Santista.

A Defesa Civil do Estado de São Paulo havia emitido um comunicado informando sobre a possibilidade de instabilidade no tempo e ventos de intensidade moderada na Baixada Santista, entre esta terça (5/8) e quarta-feira (6/8).

Continua depois da publicidade

Cuidados ao sair de casa

Por meio das redes sociais, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) de Santos publicou um alerta para os moradores evitarem sair de casa.

"A CET Santos informa que, devido às fortes chuvas que atingem a cidade desde a madrugada, praticamente todas as principais vias estão interditadas por alagamentos. Pedimos à população que evite sair de casa e não tente transitar por áreas alagadas, tanto a pé quanto de veículo".

Santos

A Prefeitura de Santos informou, em nota, que os morros da cidade não tiveram registro de ocorrências e estão  em estado de observação. Veja os pontos alagados:

Continua depois da publicidade

  • Pontos de alagamentos pela praia após a Avenida Cons. Nébias
  • Canal 3 após a praia
  • Rua Governador Pedro de Toledo
  • Vias da Vila Mathias
  • Canal 2 em aproximação à Av. Francisco Glicério
  • Canal 4 (alagamento em alguns trechos);
  • Av. Martins Fontes pelo cemitério do Saboó
  • Av. Nossa Senhora Fátima com Rua Ana Santos
  • Av. Francisco Manoel com Av. Waldemar Leão
  • Av. Rangel Pestana
  • Canal 1 (alagamento em vários pontos e em alguns locais com semáforos intermitentes).

Guarujá

No Guarujá, a Defesa Civil registrou 90 mm de chuva nas últimas seis horas. A cidade também registrou diversos pontos de alagamento.

Até o momento, não há informações sobre pessoas feridas, imóveis atingidos ou registro de escorregamentos.

São Vicente

A Prefeitura de São Vicente disse, em nota, que o volume de chuva na cidade foi de 23.2 mm até às 6h desta quarta-feira (6/8).

Continua depois da publicidade

O Corpo de Bombeiros informou que não foram acionados para atuar em ocorrências de alagamentos. A Defesa Civil segue monitorando os pontos mais críticos. 

Confira os principais pontos de alagamentos, segundo a administração municipal:

  • Av. Mal Deodoro próximo à Rua José Gonçalves da Mota Júnior
  • Av. Martins Fontes próximo à Rua XV de Novembro (sentido praia)
  • Rua Mascarenhas de Moraes prox. à Rua Monte Castelo
  • Rua Frei Gaspar x Av. Eduardo Souto
  • Av. Augusto Severo x Rua Machado de Assis
  • Av. Augusto Severo x Av. Senador Salgado Filho
  • Av. Nações Unidas (viaduto Mario Covas)

Praia Grande

Já na Praia Grande, até o momento não houve registro de ocorrências relacionadas às chuvas. Apenas água acumulada que escoam em pouco tempo após a diminuição da chuva.

Continua depois da publicidade

A Prefeitura da cidade, por meio da Coordenadoria de Defesa Civil do Município, informou que o índice pluviométrico das últimas 24 horas foi de 62 mm, 

Cubatão

A Defesa Civil informou que diversos bairros, como Vale Verde, Ilha Caraguata, Vila São José, Vila Esperança e Vila Nova, registraram alagamentos durante a forte chuva da madrugada.

A água já escoou na maior parte das áreas, restando apenas pontos isolados. As equipes seguem percorrendo a cidade para avaliar os impactos. Nas últimas 24 horas, o índice pluviométrico foi de 56 milímetros.

Continua depois da publicidade

Bertioga

Em Bertioga, a Defesa Civil registrou cerca de 25 milímetros de chuva nas últimas horas e não houve ocorrências. No litoral sul, foram contabilizados 39 milímetros em Itanhaém e 7 milímetros em Peruíbe.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados