Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Toyota após vendaval em Porto Feliz | Jorge Silva/Reuters/Folhapress
Porto Feliz, no interior de São Paulo, decretou estado de emergência nesta terça-feira (23/9) após uma forte tempestade atingir o município com ventos de até 95 km/h na tarde da última segunda-feira (22/9). O fenômeno meteorológico provocou estragos significativos em diferentes pontos da cidade.
Continua depois da publicidade
A prefeitura tomou a decisão diante da série de ocorrências e da preocupação de moradores e autoridades. A tempestade resultou em diversas quedas de árvores em vias públicas, fios de energia elétrica partidos e problemas em telhados de residências e estabelecimentos comerciais.
Inicialmente, a Defesa Civil registrou dez pessoas feridas e oito desabrigadas, com alguns bairros enfrentando falta de energia elétrica.
O evento severo exigiu uma análise técnica que descartou a hipótese inicial de tornado. Após a avaliação de diversos elementos, incluindo imagens de radares meteorológicos, a Defesa Civil do Estado de São Paulo concluiu que a destruição foi provocada por uma microexplosão atmosférica, com rajadas de vento estimadas em até 99,1 km/h.
Continua depois da publicidade
O relatório da Defesa Civil explicou que não houve o padrão típico de ocorrência de tornado, conhecido como “eco de gancho” (hook echo), nas imagens produzidas pelos radares e satélites meteorológicos.
A micro explosão e o tornado são fenômenos atmosféricos intensos gerados por nuvens cumulonimbus. O tornado é uma corrente de ar ascendente e giratória, que forma um funil e se desloca em uma trajetória linear.
Já a micro explosão é uma intensa corrente de ar descendente que se dispersa em várias direções ao tocar o solo. Apesar de ocorrer em área concentrada, o impacto destrutivo da micro explosão se compara ao de alguns tornados.
Continua depois da publicidade
O maior impacto da tempestade ocorreu na fábrica de motores da Toyota em Porto Feliz, às margens da rodovia Marechal Rondon. A força do vento arrancou o telhado da unidade e pedaços da estrutura voaram a mais de 6 km de distância.
Em nota, a montadora informou que a forte chuva e os ventos intensos provocaram danos severos à estrutura da fábrica. A Toyota prioriza a segurança das pessoas, acompanha a situação e oferece suporte aos colaboradores.
A produção da unidade foi interrompida e não há previsão de retomada das operações por enquanto. A empresa prepara um relatório detalhado para apurar a extensão total dos prejuízos e propõe cortes e até suspensão da produção no Brasil.
Continua depois da publicidade
Apesar do balanço inicial da Defesa Civil, que registrou feridos e desabrigados, um boletim posterior da prefeitura informou que esses casos foram resolvidos e não há registros atuais de vítimas, desabrigados ou desalojados. Equipes da prefeitura e da Defesa Civil seguem em campo, desobstruindo ruas e fazendo a avaliação de risco. Um balanço completo dos danos deve ser elaborado em breve.
Segundo a gestão municipal, o objetivo principal das autoridades é restaurar a normalidade o mais rapidamente possível na cidade. “A gente tá com todo o nosso time trabalhando para, o mais rápido possível, deixar a cidade em ordem, em especial para as pessoas que estão precisando”, informou o prefeito Célio Peixoto.
A orientação é para que a população não se aproxime de fios caídos. Situações de fiação estourada devem ser comunicadas diretamente à CPFL. Em caso de necessidade, a população deve acionar a Defesa Civil (199), os Bombeiros (193) ou a Guarda Civil Municipal (153).
Continua depois da publicidade
Nas redes sociais, o prefeito Célio Peixoto (Republicanos) e o vice Lucas Rodrigues anunciaram as medidas tomadas para a realocação parcial de idosos e a atuação da equipe da prefeitura junto a voluntários nos reparos emergenciais na Cidade dos Velhinhos.
O local sofreu grandes danos. As ações imediatas incluíram a separação de áreas seguras, o retorno de parte da iluminação e o conserto de telhados e da parte elétrica, com planos de cobertura total.
“A gente tá aqui na Cidade dos Velhinhos, que foi muito atingida, mas graças a Deus, graças a todo o time da prefeitura e alguns voluntários que estiveram conosco, nós conseguimos restabelecer a ordem”, contou o Célio.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade