A+

A-

Alternar Contraste

Terça, 16 Setembro 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Cotidiano

Terminal de trólebus do ABC Paulista será demolido e ganhará parada provisória

Empresa começará a construção do novo terminal do BRT-ABC

Yasmin Gomes

16/09/2025 às 22:00

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Até que a nova estrutura esteja concluída, os passageiros precisarão embarcar e desembarcar em uma parada provisória

Até que a nova estrutura esteja concluída, os passageiros precisarão embarcar e desembarcar em uma parada provisória | Divulgação/Governo do Estado de São Paulo

O terminal central de São Bernardo, no ABC Paulista, que recebe os trólebus e ônibus do Corredor ABD, será demolido a partir deste domingo (21/9) para a construção do novo terminal do BRT-ABC. Ainda não há uma data exata para a inauguração do novo terminal.

Continua depois da publicidade

A primeira fase das obras do BRT-ABC foi concluída em janeiro.

Até que a nova estrutura esteja concluída, os passageiros precisarão embarcar e desembarcar em uma parada provisória.

A informação foi confirmada pela NEXT Mobilidade ao Diário do Transporte, a concessionária responsável pela construção e operação do BRT-ABC, que também cuida da modernização do Corredor ABD e da operação dos ônibus intermunicipais. 

Continua depois da publicidade

Segundo a empresa, a parada provisória contará com sistema de cobrança e manterá a mesma quantidade de acessos, garantindo fluidez no embarque e desembarque, sem comprometer o tempo de viagem. Além disso, a concessionária informou que haverá sinalização especial e orientadores para ajudar os passageiros.

Percurso

O serviço atenderá diretamente os municípios de São Bernardo, Santo André e São Caetano, além de Diadema e Mauá (via corredor ABD), e contará com três opções de linha: Paradora, Semiexpressa (oito estações) e Expressa, com parada apenas nos terminais São Bernardo, Tamanduateí e Sacomã, e tempo de viagem de 40 minutos.

O percurso completo terá extensão de 17,3 km e contará com 16 paradas e três terminais, além de semáforos inteligentes, faixas exclusivas para garantir um deslocamento seguro e mais rápido.

Continua depois da publicidade

A frota do BRT terá 92 ônibus articulados de 23 metros, movidos a bateria, não poluentes e equipados com ar-condicionado e wi-fi. A capacidade será de até 600 mil passageiros por dia, com demanda inicial de 173 mil passageiros diários.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados