Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Lua está ligada à rotação da Terra surpreendente | Brunoanp/Pexels
A rotação da Terra durou cerca de 1,34 milissegundos a menos que as habituais 24 horas que um dia deve ter, na última quarta-feira (9/7). Segundo previsões de especialistas, mais rotações aceleradas são esperadas para o fim de julho e início de agosto.
Continua depois da publicidade
Segundo o site Time and Date, isso não é fora do comum: nos últimos tempos, a Terra tem girado mais rápido do que o normal.
Em média, ainda conforme o portal, os dias vêm encurtando ao longo da última década e, nos últimos cinco anos, a rotação completa frequentemente dura um pouco menos que 24 horas.
Entre os fatores que causam o fenômeno estão os movimentos do núcleo da Terra, alterações atmosféricas e a posição da Lua.
Continua depois da publicidade
A longo prazo, porém, é esperado que os dias se alonguem, já que por milênios é isso que vem ocorrendo.
Estudos indicam que um Tiranossauro rex que viveu há 70 milhões de anos vivia dias com cerca de 23 horas e meia de duração.
A principal razão, segundo cientistas, está na energia perdida pelas marés. A força gravitacional da Lua é responsável pelas marés na Terra. As correntes de maré aquecem levemente os oceanos, dissipando energia, o que desacelera a rotação da Terra e permite que a Lua se afaste progressivamente.
Continua depois da publicidade
Esse fenômeno não é irrisório. Atualmente, a Lua se afasta cerca de 4 centímetros por ano.
Além disso, mudanças climáticas causadas por humanos podem influenciar no alongamento dos dias.
Isso porque quando o gelo derrete e se espalha pelo mar, a água se desloca dos polos para o equador. Essa movimentação torna o planeta mais achatado, o que pode desacelerar sua rotação.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade