Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Theatro Municipal é um dos patrimônios históricos da cidade | Thiago Neme/Gazeta de S.Paulo
O Theatro Municipal de São Paulo, um dos nossos patrimônios culturais mais importantes da capital paulista, está sofrendo uma forte ameaça.
Continua depois da publicidade
O prefeito de São Paulo Ricardo Nunes (MDB) iniciou no último sábado (20/9) o processo de rescisão do contrato a organização social responsável pela gestão do Complexo Theatro Municipal desde 2021.
Nos últimos anos, o patrimônio tem realizado atividades que democratizam o acesso à cultura e a ação mobilizou diversos artistas e a abertura de uma petição para evitar o desmonte do local. Veja:
Em nota oficial, a Sustenidos disse que o episódio estava sendo apurado com o acompanhamento de assessoria jurídica especializada, seguindo as etapas formais com o rigor que a situação precisa.
Continua depois da publicidade
O rompimento do vínculo acontece principalmente após a publicação de um funcionário nas redes sociais, criticando o ativista conservador americano Charlie Kirk, assassinado no início deste mês.
No mesmo dia da decisão de Nunes, deputados do PSOL acionaram o Ministério Público do Trabalho para que o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) seja investigado por promover uma cruzada contra pessoas que pensam diferente dele.
O Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCM-SP) também deu o prazo de 48 horas, na última quarta-feira (24/9), para que a Prefeitura esclareça o motivo de só agora ter pedido a rescisão do contrato da Fundação Theatro Municipal de São Paulo com a Sustenidos.
Continua depois da publicidade
A Prefeitura de São Paulo informou que a Organização Social ainda está em prazo para apresentação da defesa e que não há nada definido sobre desmonte nas atividades. Apesar disso, artistas, funcionários e frequentadores do local temem que o local sofra um desmonte.
Em nota enviada a Gazeta, a administração municipal informa que até a análise da defesa não tem fato novo a respeito do pedido de rescisão de contrato.
A Fundação informa que está em consulta pública aberta à população até terça-feira (30/9). Segundo a Prefeitura, em 2023, o Tribunal de Contas do Município já havia pedido ao Município a abertura de um chamamento público para um novo contrato de gestão do Theatro Municipal.
Continua depois da publicidade
A Prefeitura ainda afirma que organização social Sustenidos "não apresentou até o momento um trabalho à altura da relevância do Theatro Municipal de São Paulo".
Em contrapartida, a Sustenidos afirma que Theatro Municipal lota todas as sessões das óperas com montagens vigorosas, comoventes e inovadoras. Além de pontuar que o local está totalmente bem cuidado e conservado.
A organização explica também que o Balé da Cidade atualmente possui até agenda internacional e afirma ser inadmissível que a Prefeitura interrompa este trabalho que há quase cinco anos vem gerando estabilidade criativa para o Municipal, assegurando programação de qualidade e com preço acessível.
Continua depois da publicidade
A organização social conclui que Prefeitura não hesita em colocar em risco um trabalho de revitalização do teatro, que vem sendo feito há anos, com excelentes resultados.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade