Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Pesquisa entrevistou 1.503 habitantes de 39 municípios que compõem a Grande SP | Agência Brasilia
A forma de trabalhar mudou nos últimos anos, principalmente após o período de pandemia por Covid-19. Uma pesquisa exclusiva do Instituto Badra, na região metropolitana de São Paulo, revelou o atual desejo do trabalhador.
Continua depois da publicidade
A pesquisa “Tô no Trampo” foi realizada pela Badra para compreender como as pessoas se relacionam com a atividade profissional na atualidade, a partir de aspectos como situação profissional, ocupação e vínculo principal, faixa de rendimento mensal e outras modalidades.
Entre os dias 24 e 28 de abril deste ano, o Instituto entrevistou 1.503 habitantes de 39 municípios que compõem a Grande São Paulo.
A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%.
Continua depois da publicidade
Um dos recortes da pesquisa é sobre o desejo de ter um trabalho assalariado ou o próprio negócio.
A Badra indica que 45,2% tem o desejo de ser assalariado na Grande São Paulo. Já, 29,7% dos entrevistados sinalizam querer abrir o próprio negócio. Confira dados da pesquisa abaixo:
Ainda segundo o estudo, 49% dos entrevistados avaliam como ruim ou muito ruim a qualidade de vida do trabalhador, contra 16% que a consideram boa ou muito boa. Exatos 34% dizem que é regular e 1% não soube opinar.
Continua depois da publicidade
A redução da jornada de trabalho de 5 para 4 dias, sem redução de salários, é vista por 69% como uma iniciativa que iria melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores. Ainda assim, 57% entendem que ela traria prejuízos às empresas e 41% que ela produziria efeitos negativos para o País.
O levantamento mostra que 74% dos ouvidos se dizem satisfeitos ou muitos satisfeitos com o seu trabalho atual. Sobre a expectativa em relação à situação profissional para os próximos dois anos, 26% desejam crescer em sua área atual. Outros 26% revelam que querem mudar de área.
A região metropolitana de São Paulo, composta por 39 municípios e mais de 20 milhões de habitantes, concentra mais de 20% da população brasileira.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade