Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Com investimento privado estimado de R$ 272 milhões, projeto do People Mover foi apresentado em 2022 | Reprodução/Instagram/@mporoficial
O novo sistema de transporte automático que vai interligar os três terminais do Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, à estação Aeroporto-Guarulhos da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), Linha 13-Jade, atingiu uma etapa decisiva nos testes operacionais.
Continua depois da publicidade
O cruzamento seguro entre os veículos foi registrado em vídeo e representa um dos últimos passos antes do início da operação.
Pela primeira vez, dois trens trafegaram simultaneamente e de forma totalmente autônoma em vias paralelas, sem condutor e com tecnologia internacional de segurança.
Inicialmente, a previsão de entrega do serviço era para o final de 2024, mas, segundo o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), foi adiada para março deste ano.
Continua depois da publicidade
Uma nova data para começar a operar foi redefinida em maio deste ano. Agora, a expectativa é que o serviço comece a funcionar ainda em agosto.
Os trens vão circular a cada seis minutos nos dois sentidos, reduzindo o tempo de deslocamento entre os terminais do aeroporto e oferecendo mais comodidade para os passageiros que utilizam o transporte ferroviário.
O projeto do People Mover foi apresentado em 2022. Com um investimento privado estimado de R$ 272 milhões, a obra foi financiada com recursos da outorga da concessionária GRU Airport.
Continua depois da publicidade
A linha do People Mover terá quatro estações e poderá transportar até 2 mil pessoas por hora em cada direção. Cada viagem durará, no máximo, seis minutos, com o mesmo intervalo de espera entre os trens.
O novo sistema substituirá os ônibus que atualmente fazem a ligação entre os terminais 1, 2 e 3 a estação da CPTM. Segundo a Secretaria de Transportes, o serviço será gratuito para os usuários.
O People Mover é um sistema de transporte automatizado que utiliza veículos movidos a ar comprimido sobre trilhos elevados.
Continua depois da publicidade
O sistema utiliza ar comprimido para impulsionar os veículos: um ventilador ou compressor instalado na estação direciona o ar por dutos, criando um diferencial de pressão que movimenta os trens.
Esse processo elimina a necessidade de motores a bordo, resultando em veículos mais leves, eficientes e sem emissão direta de poluentes.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade