Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Expansão busca atender aumento de demanda em feriados e férias escolares | Divulgação/Vale
A Vale anunciou que, a partir de janeiro de 2026, o trem Vitória-Minas passará a operar também em horário noturno durante os meses de maior demanda turística, janeiro e julho.
Continua depois da publicidade
As passagens estarão à venda a partir de 15 de novembro deste ano, e o novo horário ainda está em definição. Ele deverá operar nos dois sentidos, partindo de Belo Horizonte, em Minas Gerais, e de Cariacica, no Espírito Santo.
Este é o único trem do País com circulação diária em rotas de longa distância.
O percurso de 664 km é realizado em cerca de 13 horas, com paradas em 42 municípios e 30 estações de embarque e desembarque.
Continua depois da publicidade
Em média, a linha transporta 70 mil passageiros por mês, número que chega a 100 mil durante o verão e nas férias de julho. Por isso, a decisão de ampliar o serviço atende ao crescimento contínuo na demanda por passagens.
O trem possui vagões climatizados e oferece classes econômica e executiva. Há restaurante a bordo, serviço de lanches e vagão adaptado para pessoas com deficiência.
Os preços variam entre R$ 81, na classe econômica, e R$ 116, na classe executiva. A viagem é gratuita para idosos, conforme previsto em lei, com renda de até dois salários mínimos.
Continua depois da publicidade
Para o turismo, a novidade representa um impulso importante para a conexão entre Minas Gerais e o litoral capixaba, especialmente para os viajantes que preferem evitar as longas filas nas estradas durante o verão.
A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) está elaborando um projeto que pretende ligar cidades da Baixada Santista ao Vale do Ribeira em um trajeto que deve durar cerca de três horas.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade