A+

A-

Alternar Contraste

Terça, 13 Maio 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Cotidiano

Trens da CPTM voltam a circular após manifestação nos trilhos

Moradores da Favela do Moinho invadiram linhas férreas e atearam fogo em barricadas

Lucas Souza

12/05/2025 às 18:15  atualizado em 12/05/2025 às 21:07

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Trens voltaram a circular normalmente por volta das 17h30 desta segunda-feira (12/5)

Trens voltaram a circular normalmente por volta das 17h30 desta segunda-feira (12/5) | Divulgação/Governo de SP

Os trens da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos voltaram a circular normalmente por volta das 17h30 desta segunda-feira (12/5). As linhas 7-Rubi, 10-Turquesa e Expresso Aeroporto ficaram paralisadas por cerca 80 minutos.

Continua depois da publicidade

A paralisação ocorreu devido a um protesto feito por alguns moradores da Favela do Moinho, na região central de São Paulo. Os manifestantes colocaram barricadas e atearam fogo em materiais sobre a linha férrea, acessada pelo grupo.

O Corpo de Bombeiros conteve as chamas no local, segundo informações da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP).

Segundo informações do portal Diário dos Trilhos, o motivo do protesto seria o início da demolição de moradias no local. O portal informa que as demolições ocorreriam sem permissão legal, mas a Prefeitura diz que os trabalhos são em casas desocupadas.

Continua depois da publicidade

O que disse a CPTM

Em nota enviada à Gazeta, a CPTM confirmou a normalização da operação nas linhas férreas e reafirmou que "a segurança de todos é uma prioridade da CPTM".

"A circulação de trens do Serviço 710 e Expresso Aeroporto voltou a funcionar normalmente nesta segunda-feira (12/05). 

Das 16h10 às 17h26, a circulação dos trens foi interrompida entre as estações Palmeiras-Barra Funda e Luz, devido protesto na linha férrea nas proximidades do Moinho. 

Continua depois da publicidade

A segurança de todos é uma prioridade da CPTM, por isso, o acesso à faixa ferroviária é proibido, conforme a Norma Geral de Transporte, Tráfego e Segurança (NTS), amparada pelo Decreto Federal 1.832, de 04/03/1996. Para impedir a invasão do trecho, são realizadas campanhas preventivas junto às comunidades lindeiras sobre os perigos do acesso à faixa ferroviária. Há um intenso trabalho de monitoramento da equipe de manutenção. Além de realizar rondas constantes com a equipe de segurança no entorno da via para identificar, prevenir e coibir acessos indevidos".

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados