A+

A-

Alternar Contraste

Sexta, 23 Maio 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Cotidiano

Trens mais rápidos, novas estações e nova gestão na CPTM

Serão construídos 20 quilômetros de trilhos e dez novas estações

Da Reportagem

23/05/2025 às 11:00  atualizado em 23/05/2025 às 11:01

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Concessão à Trivia Trens terá duração de 25 anos

Concessão à Trivia Trens terá duração de 25 anos | Divulgação/Governo de SP

A concessão do Lote Alto Tietê, que compreende as linhas 11–Coral, 12–Safira e 13–Jade da CPTM, bem como da operação do Serviço Expresso Aeroporto, foi oficializada nesta quinta-feira (22/5) pelo Governo de São Paulo.

Continua depois da publicidade

A empresa responsável pelas operações será a Trivia Trens, do Grupo Comporte Participações S.A., vencedora do leilão realizado na B3. O contrato estabelece uma parceria público-privada até 2050, com investimentos estimados de R$ 14,3 bilhões.

Está prevista a construção de dez novas estações, assim como a reforma de 24 já existentes e a reconstrução de mais quatro.

O contrato também prevê a expansão de cerca de 20 quilômetros de trilhos. A linha 11-Coral chegará na Estação César de Souza, em Mogi das Cruzes. A linha 12-Safira irá até Suzano, enquanto a linha 13-Jade contemplará a região de Gabriela Mistral, na zona leste da capital paulista, e de Bonsucesso, em Guarulhos.

Continua depois da publicidade

As melhorias devem permitir o transporte diário de 1,3 milhão de passageiros até 2040, além de reduções nos intervalos de espera dos trens. 

Na Linha 11–Coral, o intervalo será reduzido para 3 minutos entre as estações Palmeiras-Barra Funda e Suzano, e para 6 minutos entre Suzano e Cesar de Souza.

Na Linha 12–Safira, o intervalo entre Brás e Itaquaquecetuba passará de 5 para 3 minutos e 15 segundos, e entre Itaquaquecetuba e Suzano, de 10 para 6,5 minutos.

Continua depois da publicidade

Na Linha 13–Jade, o intervalo será reduzido para 10 minutos, enquanto o Expresso Aeroporto passará a operar com viagens a cada 30 minutos nos horários de menor demanda e a cada 1 hora nos horários de pico.

O contrato passa a operar 60 dias depois da assinatura. A partir de então, tem início a fase pré-operacional. Serão 12 meses de transição dedicados a treinamentos e adaptações à nova parceria. Depois desse período, a concessionária assume as operações até o final da concessão. 

Por Diego Coppio

TAGS :

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados