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Iniciativa faz parte do Novo PAC, que prevê R$ 94 bilhões em investimentos no setor ferroviário até 2026 | Divulgação
O governo federal pretende lançar seis novos trechos de trens regionais de passageiros como parte de um plano para recuperar ferrovias em desuso e ampliar o transporte ferroviário no País.
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Os projetos devem ser estruturados por meio de parcerias público-privadas (PPPs), cuja apresentação está prevista para outubro de 2025.
As informações foram divulgadas pelo Ministério dos Transportes, responsável pelos estudos conduzidos por meio do Plano Nacional de Ferrovias.
Durante o Workshop de Transporte Ferroviário de Passageiros, realizado no dia 28 de maio pelo Ministério dos Transportes em parceria com a ANPTrilhos, o secretário nacional de Transporte Ferroviário, Leonardo Ribeiro, afirmou que o governo trabalha com diferentes estratégias para viabilizar os projetos.
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Segundo ele, o modelo do Trem Intercidades entre São Paulo e Campinas pode servir de referência, com participação pública relevante.
A proposta é utilizar a infraestrutura ferroviária já existente para reduzir custos e acelerar a execução.
Parte dos recursos poderá vir de concessões já vigentes no setor de carga, como a Malha Paulista, com previsão de aporte inicial de aproximadamente R$ 600 milhões.
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Os estudos considerarão aspectos técnicos, sociais e econômicos. Também estão previstas etapas de consulta pública, definição dos traçados e preparação dos editais. A expectativa é que os projetos estejam prontos para licitação em 2025.
Atualmente, o Brasil tem duas linhas regulares de trens de passageiros de longa distância em operação: Vitória–Minas e Carajás, ambas operadas pela Vale.
A iniciativa faz parte do Novo PAC, que prevê R$ 94 bilhões em investimentos no setor ferroviário até 2026. A meta é atender regiões metropolitanas com alta concentração populacional, ampliando a integração entre cidades e regiões próximas.
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